Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11125
metadata.dc.type: Tese
Título : Observatórios etnoformadores: outros olhares em/na formação continuada de professores
Autor : Nascimento, Cláudio Orlando Costa do
metadata.dc.creator: Nascimento, Cláudio Orlando Costa do
Resumen : Os Observatórios Etnoformadores (OEF), instituídos como dispositivos metodológico-formativos, apresentam outros olhares em/na formação continuada de professores. Inspirado na etnografia de feições hermenêuticas e semiológicas, este estudo constituiu-se através da participação colaborativa dos(as) professores(as) interessados(as) em descrever e refletir acerca dos múltiplos olhares relativos ao campo, às políticas e práticas de formação, mediante as observações, histórias e experiências pessoais/profissionais produzidas nas/entre escolas de educação básica nos Municípios de Mutuípe e Salvador da Bahia. Esta Tese demonstra, a partir dos sujeitos, dos temas e problemas evocados pelos(as) professores(as), a pertinência de novos olhares na formação docente, o que sublinha a possibilidade de compreendêla, conforme as noções de implicacão, multiculturalismo e complexidade.
Palabras clave : Formação de professores
Educação continuada
Implicação
Etnoformação
Multiculturalismo
Continued education
Formation of professors
Implication
Ethnoformation
Multiculturalism
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11125
Fecha de publicación : 2007
Aparece en las colecciones: Tese (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese_Claudio Nascimento1.pdfParte 12,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese_Claudio Nascimento2.pdfParte 26,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.