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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Formação de professores e demandas dos movimentos sociais: a universidade necessária
Autor : Carvalho, Marize Souza
metadata.dc.creator: Carvalho, Marize Souza
Resumen : A presente dissertação trata das demandas para educação reconhecidas e indicadas pelo Movimentos Sociais organizados do Campo. Tem como objetivo, investigar as relações, contradições e possibilidades da política educacional e dos projetos da Universidade, frente às demandas e reivindicações para a educação, especificamente a formação de professores para a educação básica no campo. Integra a Linha de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Esportes e Lazer (LEPEL), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia, cujo foco são as problemáticas significativas que envolvem a formação de professores, a produção de conhecimento, a prática pedagógica e as políticas educacionais. As reflexões conceituais foram elaboradas a partir da pesquisa documental e bibliográfica sobre quatro pilares: 1. Movimentos Sociais do Campo; 2. Política de Educação e Diretrizes para a Educação do Campo; 3. Formação de professores: confronto de projetos; 4. Universidade e possibilidades. A pesquisa apresenta os Projetos de escolarização e Formação da Classe trabalhadora do campo, vinculado a um ?Projeto Social de País? e de ?Reforma Agrária? que se confrontam com as políticas de governo. Esboça experiências estratégicas que estão sendo desenvolvidas pela Universidade Federal da Bahia e pelo MST, que identificam alternativas a formação do projeto do capital.
Palabras clave : Formação de professores
Educação do campo
Movimentos sociais
Formation of professors
Education of the field
Social movements
Project of education
Projeto de escolarização
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11099
Fecha de publicación : 2003
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

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