Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11077
Tipo: Dissertação
Título: Análise espacial da mortalidade por tuberculose e sua relação com as condições de vida
Autor(es): Natividade, Marcio Santos da
Autor(es): Natividade, Marcio Santos da
Abstract: Realizou-se estudo ecológico espacial para verificar o efeito da variação espacial das condições de vida na variação espacial da mortalidade por tuberculose (TB), em Salvador-Bahia, em 2000-2011, mediante Análise de Regressão Binomial Negativa, com efeito cluster. Georreferenciou-se os endereços dos falecidos por bairro utilizandose o Google Earth. Índice Global de Moran foi empregado para identificar autocorrelação espacial. De 2000 a 2011, a taxa média anual de mortalidade por TB foi de 5,3/100.000 habitantes. Identificou-se presença de autocorrelação espacial entre as taxas de mortalidade. A maioria dos bairros com maiores riscos situavam-se no sudeste e áreas vizinhas de alto risco (hot-hot) no sudoeste da cidade. A maioria daqueles de baixa e muito baixa condição de vida localizava-se no nordeste, noroeste e sudoeste. A variação espacial da mortalidade por TB mostrou-se associada (p<05) à variação espacial das condições de vida. Estratos de melhor e de muito baixa condição de vida apresentaram maior redução desta mortalidade. Embora as melhorias nas condições de vida tenham contribuído para a redução da mortalidade por TB, possivelmente, outros fatores também tiveram participação importante.
Palavras-chave: Tuberculose
Mortalidade
Condição de vida
Análise Espacial
Tuberculosis
Mortality
Livin Condition
Spatial Analysis
Editora / Evento / Instituição: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, como requisito parcial para obtenção do título de mestre em Saúde Coletiva.
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11077
Data do documento: 2013
Aparece nas coleções:Dissertação (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diss Marcio Natividade. 2013.pdf971,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.