Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11043
Tipo: Dissertação
Título: A construção da subjetividade na teoria de Jean Piaget: correlações entre ciência e filosofia
Autor(es): Dourado, Miguel Angelo Serra
Autor(es): Dourado, Miguel Angelo Serra
Abstract: A construção da subjetividade na psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget é o tema central da presente dissertação, cujo problema consiste em analisar o processo de construção da subjetividade na psicologia do desenvolvimento de Jean Piaget a partir das relações entre ciência e filosofia. Em termos metodológicos, o presente texto foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica, que justificou-se pela escassez de trabalhos em torno do tema em questão. Estruturalmente, o texto foi organizado para responder os seguintes questionamentos: o que é filosofia e ciência no pensamento piagetiano e quais suas relações, o que é e como ocorre a construção da subjetividade na psicologia de Jean Piaget e quais as implicações do processo de construção da subjetividade para a pedagogia. Para responder tais questionamentos, o primeiro capítulo apresenta e analisa a concepção de ciência e filosofia nos textos piagetianos; o segundo traz um resumo da teoria piagetiana da construção da subjetividade a partir da apresentação e análise dos estágios do desenvolvimento; o terceiro trata das implicações pedagógicas do modelo piagetiano do desenvolvimento da subjetividade.
Palavras-chave: Science
Subject
Pedagogia
Filosofia
Ciência
Subjetividade
Sujeito
Subjectivity
Educação
Philosophy
Pedagogy
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11043
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Miguel A Dourado.pdf481,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.