Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10982
Tipo: Tese
Título: A licenciatura em química da UFBA: epistemologia, currículo e prática docente
Autor(es): Lôbo, Soraia Freaza
Autor(es): Lôbo, Soraia Freaza
Abstract: Este trabalho trata da formação inicial do professor de Química, dentro de uma perspectiva em que as questões epistemológicas, pedagógicas e suas relações com o currículo da licenciatura, constituíram o eixo de sustentação das reflexões e análises realizadas. Partiu-se do pressuposto que as concepções epistemológicas e pedagógicas dos professores de ciências tem uma influência marcante sobre suas práticas docentes e decisões curriculares, de modo que propostas de reformulação curricular devem levar em conta a explicitação das crenças, concepções e visões de mundo dos sujeitos envolvidos no processo de formação. Foram levantadas as concepções epistemológicas e pedagógicas de professores e alunos do curso de licenciatura em Química da UFBA, com o objetivo de explicitá-las, estabelecer relações entre elas e o currículo instituído e encontrar elementos para a superação de obstáculos resultantes de concepções inadequadas. Os dados foram obtidos utilizando-se metodologia qualitativa e os resultados apresentados, através de perfis de concepções, com base nas noções de perfil epistemológico de Bachelard e perfil conceitual de Mortimer. Estes resultados mostraram correlações entre as concepções dos professores, suas práticas docentes e as concepções dos alunos, algumas delas consideradas obstáculos para a formação docente em Química, na contemporaneidade. Apesar disso, concluiu-se que é possível criar ?nichos? curriculares que possibilitem uma formação profissional mais autônoma, mais reflexiva e focada na prática profissional, a partir do aprofundamento do debate epistemológico e das relações entre epistemologia, currículo e a formação do professor de Química, como forma de superação do modelo da racionalidade técnica, ainda predominante nesta área.
Palavras-chave: Epistemologia
Currículo
Formação docente em química
Epistemology
Bachelor's degree in chemistry with teacher's certification
Curriculum
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10982
Data do documento: 2004
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Soraia Logo1.pdfParte 1885,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese_Soraia Logo2.pdfParte 21,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese_Soraia Logo3.pdfParte 31,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tese_Soraia Logo4.pdfParte 41,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.