Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10816
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O blog e autonomia no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira: um estudo em uma turma do curso de letras da Faculdade UNIME-Lauro de Freitas
Authors: Silva, Ludimilia Souza da
metadata.dc.creator: Silva, Ludimilia Souza da
Abstract: Nesta pesquisa, levanta-se a hipótese de que o blog, como instrumento didáticopedagógico, tem o potencial de incentivar a autonomia dos aprendizes através da interação, colaboração e produção de conhecimentos, compartilhados através de comentários e postagens elaborados pelos participantes. Para tanto, foram realizados questionários e uma análise do blog da disciplina Língua Inglesa II para verificar se, na prática os aprendizes se tornam mais autônomos ao utilizarem essa ferramenta. No que se refere aos pressupostos teóricos, são apresentadas e discutidas idéias de autores como Anita Szabó, Agatha Scharle, Dam, Holec, Vilson Leffa, Paulo Freire, Fabiana Komesu, dentre outros. Ao longo do trabalho, discute-se a relação entre autonomia e as condições para que ela se desenvolva, bem como são apresentadas as estratégias que podem favorecer a autonomia do aprendiz de língua inglesa. São apresentadas também algumas definições e características de um blog, além das vantagens e limitações em se utilizar essa ferramenta como um instrumento didáticopedagógico na educação. As conclusões desta pesquisa apontam para a confirmação da hipótese de que o uso do blog como instrumento didático-pedagógico no ensino de inglês como língua estrangeira proporciona maior autonomia na aprendizagem, através da colaboração e interação entre os participantes.
Keywords: Blog
Ensino
Autonomia
Estratégias
Aprendizagem
Teaching
Autonomy
Strategies
Learning
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10816
Issue Date: 2009
Appears in Collections:Dissertação (PPGLL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Ludimilia da Silva.pdf817,39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.