Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10803
metadata.dc.type: Tese
Title: Significações da violência no cinema brasileiro
Authors: Pereira, Maurício Matos dos Santos
metadata.dc.creator: Pereira, Maurício Matos dos Santos
Abstract: A tese focaliza as significações da violência em suas relações com o tráfico de drogas, abarcando o cinema brasileiro produzido no final dos anos 1990 e no primeiro qüinqüênio dos anos 2000, na encruzilhada entre os estudos do cinema brasileiro, a antropologia urbana, os estudos culturais e a história social brasileira. Tomando como contraponto a violência em Deus e o diabo na terra do sol, como expressão de um cinema moderno comprometido com as lutas políticas dos anos 1960, a investigação articula os regimes discursivos da violência no contexto da democratização e da emergência do crime organizado, quando ela se torna complexa, a facção criminosa do tráfico de drogas demarca os espaços da favela e do presídio como lugar de invenção da subalternidade, ao mesmo tempo em que o tráfico passa a construir a subjetividade, enraizando-se nos meninos que aderem às facções. O “eu-vivo” é o conjunto aberto das relações que o tráfico impõe, seja com segmentos reconhecidos interessados no consumo, seja com organizações transnacionais para o fornecimento da droga.
Keywords: Cinema brasileiro
Violência
Subalternidade
Brazilian cinema
Violence
Subalternity
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10803
Issue Date: 2009
Appears in Collections:Tese (POSCULTURA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_Mauricio Pereira.pdf714,41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.