Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10662
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A experiência do futebol – empresa no Brasil: análise dos processos de profissionalização e as relações que os permeiam com as atividades econômicas
Autor(es): Nascimento, Manoela Santos
Autor(es): Nascimento, Manoela Santos
Abstract: Este trabalho registra as transformações ocorridas no futebol brasileiro, desde sua fase como esporte amador até a sua evolução para futebol-empresa, estabelecendo novas relações de poder entre a administração tradicional dos clubes e os novos modelos de gestão. Cada vez mais, com a profissionalização do esporte, o retorno financeiro, ver sua marca reconhecida no mercado, ganhar simpatia junto aos torcedores (consumidores), tornou-se um objetivo. Nesta dissertação estudam-se, além da transição para o futebol profissional mostrando um paralelo entre a gestão amadora e a gestão profissional, a reestruturação e estratégias no futebolempresa, seu crescimento e a Lei Pelé, a nova legislação desportiva desde os motivos que acarretaram essas alterações nas leis e as mudanças geradas por elas. Objetiva-se mostrar a implementação de uma nova fase do esporte mais popular do mundo como gerador de recursos econômicos, em decorrência das novas fases administrativas.
Palavras-chave: Futebol - Aspectos econômicos
Modelo de gestão - Futebol
Indústria do futebol
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10662
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANOELA SANTOS NASCIMENTO.pdf422,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.