Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10591
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Tem que ter japonesa e kimono e japonês de terno? A identidade nikkey nas campanhas publicitárias: a representação dos japoneses e japonesas nos comerciais de TV do Brasil
Autor : Fujyama, Ely
metadata.dc.creator: Fujyama, Ely
Resumen : Este trabalho visa analisar a representação dos japoneses e japonesas nas campanhas publicitárias da empresa de eletro-eletrônicos Semp Toshiba, veiculadas no Brasil na década de 1990 através de comerciais de televisão. Tem como objetivo principal encontrar caminhos que possam responder ao questionamento do que faz com que os japoneses sejam apresentados sempre de terno e são relacionados ao moderno e ao tecnológico e, por sua vez, as mulheres japonesas estão sempre de kimono e são relacionadas ao antigo e ao tradicional. Como base teórico-metodológica fizemos uso de Geertz (1989), e sua “descrição densa” para analisar de forma aprofundada as peças publicitárias para depois encontrar pontos recorrentes e em comum que possam servir de guia na busca do objetivo deste trabalho, no que Gastaldo (2000) intitulou “etnografia do mundo do anúncio”. Fazemos uso também do conceito de cultura em Hall (1997), novamente Hall (2001) no conceito de identidade, além de Cuche (1999) e o conceito de estereótipo em Pereira (2002).
Palabras clave : Imagem dos japoneses
Publicidade
Estereótipo
Brasil
Anos 1990
Image of the Japanese
Advertising
Stereotype
Brazil
1990’s
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10591
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Dissertação (POSCULTURA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
dissert_Ely Fujyama.pdf3,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.