Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10541
Tipo: Dissertação
Título: Prevalência da doença periodontal em pacientes portadores de cardiopatia isquêmica no hospital universitário Professor Edgard Santos.
Autor(es): Alves, Patricia Mascarenhas
Autor(es): Alves, Patricia Mascarenhas
Abstract: A doença periodontal (DP) é uma doença infecciosa crônica que acomete os tecidos periodontais, sendo a maior causa de perda dentária em adultos acima de 40 anos, precedida apenas pela cárie dentária como importante problema de saúde bucal coletiva no Brasil. Nos últimos anos vários pesquisadores encontraram evidências ligando as doenças periodontais com um risco aumentado para arterosclerose, independente de outros fatores de risco para doenças cardiovascular, o que nos motivou a realizar esta pesquisa, na qual verificou-se a prevalência da doença periodontal nos pacientes atendidos no Ambulatório de Cardiopatia Isquêmica do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia(HUPES). O desenho é de um estudo de corte transversal. A amostra foi composta de 135 indivíduos (78 do sexo masculino e 57 do sexo feminino), com faixa etária de 35 até 99 anos. Os dados da pesquisa foram obtidos por estágios: leitura de prontuário, questionário e exame periodontal. Foram utilizados o Índice Gengival (LÖE e SILNESS, 1963), o Índice de Placa (SILNESS e LÖE, 1964), a Profundidade de Sondagem (PS) e Perda de Inserção Clínica como parâmetros clínicos de avaliação periodontal. A prevalência de doença periodontal em pacientes portadores de Cardiopatia Isquêmica no HUPES foi de 55,7%. A presença de doença periodontal entre aqueles com Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) foi 1,5 vezes maior (p=0,001). Entre os pacientes diabéticos a presença de doença periodontal foi 1,4 vezes maior (p=0,02). Dessa forma, os achados deste estudo contribuem para fortalecer o conceito de que fatores etiopatogênicos comuns podem existir entre doença periodontal e doença isquêmica do coração.
Palavras-chave: Doenças periodontais
Doenças cardiovasculares
Fatores de riscos
Índice gengival
Índice de placa
Cardiopatia isquêmica
Perda de iserção cínica
Periodontal diseases
Coronary heart disease
Clinical attachment loss
Ischemic cardiopathy
Prevalence
Plaque index
Risk factors
Gingival index
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em Odontologia da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10541
Data do documento: 2005
Aparece nas coleções:Dissertação (POSDONTO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao- Patríciasec.pdf442,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.