Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10534
Tipo: Dissertação
Título: Cirurgiões-dentistas docentes dos cursos de odontologia do estado da Bahia, 2008-2009: estudo sobre formação e desempenho pedagógico
Autor(es): Mello, Sandra Maria Ferraz
Autor(es): Mello, Sandra Maria Ferraz
Abstract: A docência em Odontologia tem se caracterizado, diferentemente de outros campos de ensino, por considerar a experiência prática suficiente para o seu exercício. A partir das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), perfila-se um novo egresso, generalista, reflexivo e humanista, o que torna necessário repensar as práticas docentes. Assim, o objetivo deste estudo consiste em efetuar uma análise crítica da formação do cirurgião-dentista docente e do seu desempenho pedagógico frente às mudanças que vêm ocorrendo no processo ensino-aprendizagem, em especial nos cursos de Odontologia do estado da Bahia. Como instrumento da pesquisa, foi encaminhado um questionário a 323 cirurgiões-dentistas docentes de cursos de graduação em Odontologia, obtendo-se resposta de 204 deles. A análise dos dados coletados tornou evidente a necessidade de preparo pedagógico, para que os docentes propiciem aos novos cirurgiões-dentistas a formação ética, solidária humanista preconizada pelas DCN para os cursos de Odontologia. Observa-se que a formação docente para a Odontologia ocorre, basicamente, em cursos de especialização, mestrado e doutorado que privilegiam conteúdos técnicos e procedimentos mecânicos peculiares à profissão, em detrimento de uma formação pedagógica que dê suporte à docência. Dessa forma, fica explicita a necessidade de os docentes se apropriarem dos paradigmas inovadores da Educação, de modo a integrar sua formação técnico-científica a uma visão ético-humanista e possibilitar a formação dos futuros cirurgiões-dentistas em consonância com as características e necessidades da realidade brasileira.
Palavras-chave: Docência em Odontologia
Docentes em Odontologia
Cirurgiões-dentistas
Dentist
Teachers of dentistry
Teaching in dentistry
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós- Graduação em Odontologia da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10534
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Dissertação (POSDONTO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao - Sandra Mello.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.