Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10504
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Tecendo subjetividades: a formação profissional de alunas no curso de serviço social |
Authors: | Franco, Simone Tereza Teixeira da Costa e Silva |
metadata.dc.creator: | Franco, Simone Tereza Teixeira da Costa e Silva |
Abstract: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar a transformação provocada na subjetividade de mulheres pelo Curso de Serviço Social da Universidade Católica de Salvador, ingressas no período de 1996 a 1999, no que se refere à identidade profissional e de gênero e às concepções de realidade e cidadania. Neste sentido, buscamos investigar como as alunas viram sua formação profissional, especialmente se elas perceberam que a orientação dada pela Escola assegurou a sua estruturação teórica-técnica e emocional. Para tanto, adotamos como estratégia metodológica de investigação o Estudo de Caso, utilizando um questionário e seis Oficinas, embasadas por uma metodologia de grupo, o Sociodrama. Na análise dos dados constatamos que, embora o exercício da profissão mobilize forte carga emocional nas alunas, o Curso de Serviço Social da UCSAL vem privilegiando os aspectos teóricos e técnicos da aprendizagem do papel profissional, em detrimento dos seus conteúdos emocionais. Mesmo assim, a formação caminha satisfatoriamente para a construção subjetiva de identidades profissionais autônomas com uma total transformação nas concepções de realidade, cidadania e gênero das discentes entrevistadas. |
Keywords: | Teoria do conhecimento Serviço social Educação feminina Ensino profissional Mulheres Subjetividade Social service course |
Publisher: | Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10504 |
Issue Date: | 2003 |
Appears in Collections: | Dissertação (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Simone Franco_ Dissertacao.pdf | 639,4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.