Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10379
Tipo: Tese
Título: Consumo de álcool, sedentarismo, transtornos mentais menores e síndrome metabólica: um estudo populacional em Salvador-Bahia.
Autor(es): Magalhães, Lucelia Batista Neves Cunha
Autor(es): Magalhães, Lucelia Batista Neves Cunha
Abstract: A síndrome metabólica (SM) é um agregado de fatores de risco cardiovasculares, incluindo obesidade visceral, nível sérico baixo de colesterol-HDL, aumento das triglicérides, hiperglicemia e pressão arterial elevada. Esta constelação de fatores de risco contribui para o desenvolvimento da doença cardiovascular aterosclerótica (DCVA). A relação entre consumo de álcool e SM é pouco estudada. Este hábito é determinante de doenças crônicas ou agudas e pode estar associado a fatores de proteção e risco à saúde. Este estudo testa a hipótese da associação entre consumo leve ou moderado de álcool, comparado com consumo ausente ou excessivo, e SM, em homens e mulheres adultas, em Salvador, Bahia. Estudo transversal, de base populacional de ambos os sexos com idade 20anos. Definida pelos critérios da Fundação Internacional do Diabetes, considerando-seSM quando, na presença de obesidade abdominal ( 84 cm de cintura para mulheres e 88cm de cintura para homens) encontram-se dois dos seguintes critérios: hipertensão arterial ( 130/85mmHg), hiperglicemia ( 100mg/dl), hipertrigliceridemia ( 150mg/dl) e hipoalfalipoproteinemia (colesterol-hdl menor 40mg/dl para mulheres e menor 50 para homens). Consumo de álcool foi classificado em três categorias: uso excessivo, incluindo três ou mais doses ao dia, ou 21 ou mais doses por semana (1 dose correspondendo a 14g de etanol), uso leve/moderado ? consumo inferior ao descrito e ausência de consumo, sendo os indivíduos abstêmios, aqueles com ausência de ingesta no últimos 12 meses. A amostra final resultou em 1.333 indivíduos. Na regressão logística, a razão de prevalência ajustada do consumo extremo de álcool e a SM para as mulheres foi de 1,35 (IC 95% 0,95-1,82). Para os homens a razão de prevalência ajustada foi de 1,17 (IC 95% 0,77-1,71) Os confundidores, que se apresentaram com uma associação estatisticamente significativa foram, situação conjugal (as) para ambos os sexos. E entre os homens o sedentarismo. Entre as mulheres, houve tendência a associar abstemias e 34 consumidoras contumazes e SM. Nossos dados levantam a situação conjugal como um provável fator de risco cardiovascular. Esta variável poderá ser mais bem investigada em estudos posteriores.
Palavras-chave: Stress
Cardiologia
Hábitos
Prevenção cardiovascular
Doenças cardiovasculares
Editora / Evento / Instituição: Programa de pós-graduação em saúde coletiva
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10379
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Tese (ISC)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.