Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10341
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Currículos e competências: experiência docente nos cursos técnicos em saúde.
Autor : Camarão, Maria José Côrtes
metadata.dc.creator: Camarão, Maria José Côrtes
Resumen : A construção dos Currículos Integrados baseado em Competências nas Escolas Técnicas do SUS vem desencadeando uma série de mudanças nos projetos político pedagógicos e nas equipes de trabalho. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar as mudanças desencadeadas, nas práticas docentes, pelo processo de construção dos currículos nos cursos técnicos desenvolvidos pela EFTS-Bahia. Para tanto utiliza como referencial elementos extraídos das teorias do currículo, conceitos da educação permanente em saúde e a abordagens acerca das competências . O desenho de investigação caracteriza-se como estudo de caso e para alcançar os objetivos desse trabalho utilizou-se fontes primárias, a entrevista semi-estruturada com informantes chaves e fontes secundárias através da pesquisa documental. Participaram como sujeitos dessa pesquisa, os formadores dos cursos técnicos de enfermagem da Escola de Formação Técnica em Saúde do SUS Bahia. Os resultados apontam os avanços e desafios a serem enfrentados para a consolidação das práticas político pedagógicas necessárias a consolidação do currículo integrado baseado em competências.
Palabras clave : Ensino
Educação
Currículo
Escolas para profissionais de saúde
Education
Curriculum
Schools for health professionals
Saude publica
Editorial : Programa de pós-graduação em saúde coletiva
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10341
Fecha de publicación : 2010
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
6666.pdf921,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.