Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10337
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Ensino à Distância para Educação Profissional Técnica de Nível Médio: uma alternativa para a formação de novos sujeitos do SUS?
Authors: Santos, Geisa Cristina Nogueira Plácido dos
metadata.dc.creator: Santos, Geisa Cristina Nogueira Plácido dos
Abstract: As peculiaridades da Educação a Distância (EaD) suscitam questionamentos quanto às potencialidades e limites desta modalidade educacional. Por um lado a ampliação da oferta dos cursos em larga escala e capilaridade, por outro, as abordagens pedagógicas predominantes nos espaços educacionais. Ao consultar as bases de dados eletrônicos não foram encontrados estudos que contemplassem o tema, no que tange aos processos e efeitos desta modalidade, especificamente para a formação técnica de nível médio nas áreas de enfermagem e saúde bucal. Este estudo revisa a literatura especializada sobre EaD, dialogando a modalidade presencial com a modalidade a distância, a partir da construção de um quadro teórico que analisa como a EaD poderá contribuir para a formação técnica no SUS, considerando princípios da educação permanente em saúde. Identifica os limites e possibilidades desta modalidade para a formação técnica dos profissionais de nível médio da saúde, programadas para integrar as ações de educação permanente do SUS na Bahia. Por fim, oferece subsídios para o desenho didático, planejamento e desenvolvimento desses cursos de formação técnica.
Keywords: Educação a distância
Educação permanente em saúde
Formação técnica de nível médio em saúde
Educação
Saude Publica
Publisher: Programa de pós-graduação em saúde coletiva
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10337
Issue Date: 2010
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DiSS GEISA.pdf407,51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.