Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10285
Tipo: Dissertação
Título: Fortalecendo o Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental: uma análise crítica de sua concepção e operacionalização.
Autor(es): Dantas, Marta Helena Paiva
Autor(es): Dantas, Marta Helena Paiva
Abstract: A importância das relações do homem com o meio ambiente e seus impactos na saúde da população levou o Ministério da Saúde a estruturar a vigilância em saúde ambiental no Brasil, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela vem sendo operacionalizada por meio do Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental (SINVSA). Com objetivo de contribuir para o fortalecimento deste subsistema, o presente estudo se propôs a elaborar um modelo lógico do SINVSA baseado na experiência profissional da própria autora e em uma análise crítica da percepção de seus gestores federais quanto à concepção e operacionalização da Vigilância em Saúde Ambiental no SUS. Para tanto se realizou uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória descritiva. Os dados foram coletados mediante análise documental e entrevistas semi-estruturadas com 11 informantes-chave provenientes da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a quem compete a gestão federal do SINVSA. Após sistematização dos dados coletados referentes a percepção dos informantes procedeu-se a análise do material usando-se a técnica de análise de discurso, cujas categorias analíticas constituíram-se na práxis e concepção. Estas categorias foram operacionalizadas em diversas dimensões, que expressavam a percepção dos gestores do Subsistema quanto sua concepção e operacionalização, servindo de base à elaboração do modelo lógico proposto, o qual foi denominado modelo lógico condutor do SINVSA. Além disso, foi possível descrever a construção da vigilância em saúde ambiental no Brasil e seu contexto sócio-histórico.
Palavras-chave: History of the environmental health surveillance in Brazil
Key informers
Speech analysis
Logical model
Environmental health surveillance
Saude publica
História da vsa
Análise de discurso
Informantes-chave
Modelo lógico
Vigilância em saúde ambiental
Sinvsa
Editora / Evento / Instituição: Programa de pós-graduação em saúde coletiva
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10285
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (ISC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1111A.pdf911,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.