Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10277
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Ciberespaço, cibercorpo, ciberaprendizagem: o novo status do conhecimento
Autor : Xavier, Raimundo Claudio Silva
metadata.dc.creator: Xavier, Raimundo Claudio Silva
Resumen : Com o advento da cibernética, o surgimento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e a emergência de uma era ciber (ou cyber), vivenciamos uma crise de percepção que diz respeito às mudanças no mundo físico e territorial. Trata-se de uma conversão da realidade real em uma outra realidade, virtual, e que propõe transformações na ordem do espaço, do corpo e da aprendizagem, a partir de novos sentidos da cultura e das relações sociais. Ao analisar essas transformações, a dissertação reflete sobre o ciberespaço, o cibercorpo e a ciberaprendizagem e conclui que estamos diante de um outro status do conhecimento. Para realizar a pesquisa recorri a autores que discutem a crise no/do espaço contemporâneo, as relações com o corpo e as novas formas de aprender. Utilizei como referencial empírico depoimentos de um grupo de pesquisadores em Educação e Comunicação da ANPED, a partir de uma lista de informação na/da web, além das minhas experiências como professor e de outras referências de outros tantos sujeitos presentes nesta itinerância.
Palabras clave : Tecnologias
Educação e comunicação
Ciberespaço
Cibercorpo
Ciberaprendizagem
Technologies
Education and communication
Cyberspace
Cyberbody
Cyberlearning
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10277
Fecha de publicación : 2004
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_Raimundo Xavier.pdf883,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.