Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10272
Tipo: Dissertação
Título: O prazer de aprender: proposta educativa para o desenvolvimento da consciência estética e ética através da vivência teatral
Autor(es): Oliveira, Carla Mendes
Autor(es): Oliveira, Carla Mendes
Abstract: Trata-se de uma pesquisa propositiva teórico-prática para o tratamento dos temas transversais no ensino médio, com ênfase nas dimensões estética e ética, pela realização de oficinas teatrais e posterior montagem e apresentação de uma mostra cênica com os participantes. São sugeridos caminhos de ações educativas que permitam ao educando ressignificar o objeto de conhecimento de maneira criativa, reflexiva e prazerosa, levando-se em consideração as singularidades da adolescência, o espírito do tempo e as complexidades do mundo contemporâneo. Finalmente, esta proposta possui como princípio fundante, a perspectiva e a possibilidade concreta de uma Educação com a Vida, assim como, a necessidade premente de que professores e alunos estabeleçam uma parceria afetiva e efetiva, de desenvolvimento pessoal e coletivo, a fim de que transformações construtivas aconteçam na escola e no mundo.
Palavras-chave: Educação e vida
Arte-educação
Escola e prazer
Ensino-aprendizagem
Temas transversais
Educação
Contemporaneidade
Education and life
Arts-education
School and pleasure
Teaching and apprenticeship
Transversals topics
Education and contemporaneouss
Theatre-education
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10272
Data do documento: 2002
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Carla Mendes.pdf639,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.