Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10258
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Currículo e formação docente: uma análise da articulação dos saberes na prática pedagógica do professor da educação infantil
Autor : Lemos, Elson de Souza
metadata.dc.creator: Lemos, Elson de Souza
Resumen : Esta pesquisa tem por objetivo colaborar na construção do conhecimento sobre o currículo dos cursos de formação do professor da educação infantil, fazendo uma análise da articulação dos seus saberes com a práxis pedagógica do educador de criança. Essa análise teve como fundamento um olhar multirreferencial sobre a temática em questão tendo em vista que esse estudo, de natureza qualitativa, considerou, no seu referencial metodológico, a dimensão dialética da educação e os aspectos fenomenológicos no seu procedimento estratégico. Verificou-se com essa pesquisa que esses saberes encontram-se no cenário do cotidiano pedagógico, desarticulados e fragmentados e que a formação de professores tem se constituído como tenra linha condutora na articulação de seus saberes com a experiência da prática pedagógica dos professores da educação infantil. Essa articulação implica no estabelecimento consciente e intencional da inter-relação de saberes que dão suporte à formação com saberes vivenciados na realidade escolar, pois assim se estará contribuindo na construção do perfil do docente da educação infantil. Verificou-se que para a-con-tecer essa articulação faz-se necessário uma experiência solidária que supere a mera justaposição de disciplinas que constituem as propostas curriculares dos cursos de formação do professor. Abaliza-se como possibilidade o currículo inspirado na complexidade e na multireferencialidade, no respeite a diversidade e na instrumentalização docente para enfrentar as incertezas e trabalhar a criatividade de maneira dinâmica e revolucionária, portanto não poupando ousadia no ato transgressor do seu ser-sendo, na medida em que se revela como ação intencional, consciente, enquanto, práxis pedagógica construtora da autonomia.
Palabras clave : Saberes curriculares
Formação de professores
Prática educativa
To know curricular
Formation of teachers
Educational practice
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10258
Fecha de publicación : 2008
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertacao_Elson Lemos.pdf732,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.