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dc.contributor.advisorAquino, Dulce Tâmara Lamêgo Silva e-
dc.contributor.authorWachowicz, Fátima-
dc.creatorWachowicz, Fátima-
dc.date.accessioned2013-04-10T13:51:43Z-
dc.date.available2013-04-10T13:51:43Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9639-
dc.description221f.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa se propõe a investigar a relevância dos conceitos da psicologia cognitiva, visando a compreenção da aquisição, armazenamento, transformação e utilização do conhecimento e das habilidades existentes por trás dos processos de criação, percepção e execução da dança. Sugere-se que tais processos cognitivos estão relacionados aos estudios de dança contemporânea, onde o conhecimento das funções corporais e as possibilidades de desenvolvimento da dança tem sido aplicados em trabalhos artísticos e educacionais. Sugere-se ainda, que a comunicação não-verbal é um extenso campo interdisciplinar e constitui um dos principais aspectos do aprendizado humano, uma vez que as pessoas aprendem através dos movimentos. O sistema sensório-motor quando ativado pelas conexões sinápticas e vias neurais pode ser a fonte de emoções e cognição, através das quais é possivel produzir uma efetiva comunicação. As conexões estabelecidas entre cognição postural e memorização do movimento motivaram a investigação da interação entre equilíbrio e memória de curto prazo para movimentos simples, seguindo abordagem proposta por Kerr, Condon and McDonald (1985), Smyth (1988;1990), and Balasubramaniam and Wing (2002). Dois experimentos foram realizados com 120 participantes, nos quais haviam grupos com pouco treinamento de dança, grupos com treinamento moderado e um grupo de dançarinos experts. A partir da hipótese de que os sistemas visual, somatossensório e vestibular são essenciais para o equilíbrio, supôs-se que quando os participantes estivessem de pé, na Posição Tandem Romberg (de relativo desequilíbrio), onde um dos dispositivos do equilíbrio do corpo estivesse interrompido, isto reduziria, mas não impediria completamente a memoria de curto prazo de movimento. Os resultados sugeriram que a interrupção do equilíbrio tanto na codificação quanto na recuperação prejudicaram a memória dos movimentos. A estabilidade postural utiliza recursos cognitivos e quando a estabilidade é interrompida, restam poucos recursos disponíveis para tarefas simultâneas da memória.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectEstabilidade posturalpt_BR
dc.titleCognição coreográfica: investigações sobre a habilidade da memória do movimentopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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