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dc.contributor.advisorQuintella, Rogério Hermida-
dc.contributor.authorMeira, Leda Christina de Castro-
dc.creatorMeira, Leda Christina de Castro-
dc.date.accessioned2013-04-08T16:57:51Z-
dc.date.available2013-04-08T16:57:51Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9504-
dc.descriptionp. 1-182pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo geral ampliar o entendimento acerca das relações entre clientes e fornecedores na construção civil, a partir da implantação, em empresas construtoras, de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), baseados no Sistema de Qualificação de Empresas de Serviços e Obras (SIQ-C) do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP- H), dentro de um contexto de transformações organizacionais. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório em 15 empresas baianas de construção civil, qualificadas ou em processo de qualificação através do próprio PBQP-H ou do Programa da Qualidade das Obras Públicas do Estado da Bahia (QUALIOP). Primeiramente, buscou-se descrever o cenário econômico e institucional no qual estas empresas estão inseridas, através da caracterização da Indústria da Construção Civil (ICC) em geral, e do subsetor de edificações em particular. Inclui-se aí uma breve análise da estratégia e competitividade das construtoras baianas. Em seguida, o conceito mais amplo de mudanças organizacionais foi estudado a partir das dimensões da desintegração vertical, da necessidade de estabelecer-se relações cooperativas com fornecedores e da implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade. Como resultados a pesquisa indicou que a obrigatoriedade de qualificação e avaliação de fornecedores, decorrente da implantação do SGQ, constitui um instrumento que permite às construtoras selecionar melhor os fornecedores com os quais trabalham, o que tem contribuído para que ocorram modificações nos relacionamentos entre eles. Em todas as construtoras pesquisadas, verificou-se haver relações de longo prazo com fornecedores. Em algumas delas estes fornecedores, ditos estáveis, têm preferência na contratação. No entanto, apesar de a certificação estar promovendo mudanças nos relacionamentos entre construtoras e fornecedores, o estabelecimento de relações estáveis e cooperativas entre eles não pode ser diretamente atribuído ao SGQ.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.sourcehttp://www.adm.ufba.br/publicacao/relacionamento-clientes-fornecedores-sob-otica-qualidade-estudo-construtoras-baianaspt_BR
dc.subjectsubcontrataçãopt_BR
dc.subjectqualidadept_BR
dc.subjectparceriaspt_BR
dc.subjectrelacionamento construtor-fornecedorespt_BR
dc.subjectPBQP-Hpt_BR
dc.subjectQUALIOPpt_BR
dc.subjectsubcontractingpt_BR
dc.subjectqualitypt_BR
dc.subjectpartnershippt_BR
dc.subjectconstructor-supplier relationshippt_BR
dc.titleRelacionamento clientes – fornecedores sob a ótica da qualidade: um estudo em construtoras baianas participantes do PBQP-H/QUALIOPpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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