Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9138
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Alda de Jesus-
dc.contributor.authorRosa, Amélia Martins Dias Santa-
dc.creatorRosa, Amélia Martins Dias Santa-
dc.date.accessioned2013-03-22T14:40:06Z-
dc.date.available2013-03-22T14:40:06Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9138-
dc.description184 f.pt_BR
dc.description.abstractO Musical é uma manifestação artística que reúne música, teatro e dança e, nesta pesquisa, apresenta-se como forte aliado na busca pela educação libertadora e abrangente, pois busca desenvolver nos alunos, não somente o seu intelecto, mas também aspectos psico-sociais, cognitivos, musicais e artísticos. Em função de alcançar dados sistemáticos sobre este assunto, realizamos uma pesquisa qualitativa descritiva dentro da área da Educação Musical, mas que se articula com as áreas de Arte-educação, Psicologia, Sociologia e Filosofia. Foi realizada a observação participante do processo de construção, desenvolvimento e análise dos resultados da prática educacional através do Musical “Lamento Sertanejo” com 14 alunos na faixa etária de 14 a 20 anos, no contexto do Coral Juvenil da Escola de Música da UFBa, Salvador, Bahia. O processo avaliativo considerou as visões dos alunos, da professora e de três especialistas independentes, confrontando todas elas para constatar os resultados. Os resultados indicaram que a prática interdisciplinar da construção do Musical, com propósitos pedagógicos, contribuiu para o desenvolvimento dos educandos. Foram analisados os aspectos musicais e artísticos da execução e percepção rítmica, melódica e harmônica, expressão corporal, interpretação teatral, desenvoltura de palco e coordenação motora, os aspectos psico-sociais de entrosamento no grupo, superação de bloqueios emocionais e de timidez e elevação da auto-estima e os aspectos cognitivos relacionados com a criatividade e memorização, além da aquisição de conteúdos culturais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectTeatro musicalpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridade artísticapt_BR
dc.subjectMusical educationpt_BR
dc.subjectMusical theaterpt_BR
dc.subjectArtistic interdisciplinaritypt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.titleA construção do musical como prática artística interdisciplinar na educação musical.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Amelia Santa Rosa.pdf2,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.