Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9134
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Aspectos históricos, sociais e pedagógicos nas Filarmônicas do Divino e Nossa Senhora da Conceição, do Estado de Sergipe |
Authors: | Moreira, Marcos dos Santos |
metadata.dc.creator: | Moreira, Marcos dos Santos |
Abstract: | Aspectos Históricos, sociais e pedagógicos das Filarmônicas do Divino e N.S. da Conceição, do estado de Sergipe, faz uma abordagem, em cinco capítulos, sobre a aprendizagem inicial de instrumentos de sopro utilizada no município de Indiaroba na Filarmônica do Divino e na cidade de Itabaiana na Filarmônica N. S. da Conceição. Ambas as cidades localizam-se no Estado de Sergipe, nordeste do Brasil. Pretende-se, assim, relatar neste trabalho a iniciação musical em instrumentos de sopro, destacando nos grupos pesquisados as diferenças e semelhanças no que se refere às formas de ensino. Observam-se suas contribuições histórica e sócio-educativa no processo de desenvolvimento didático, na relação professor-aluno e alunocomunidade, na sua organização e no planejamento da prática pedagógica dessa educação musical. Abordam-se, paralelamente, comparações com outras áreas do conhecimento e de que forma se podem correlacionar certos pensamentos sociológicos com as abordagens musicais destas bandas, em particular com o ensino coletivo. Desta maneira, ao final desta pesquisa, espera-se contribuir para uma reflexão das possibilidades e eficiências de duas metodologias distintas de ensino instrumental, uma individual e outra em grupo. Finalmente, deseja-se apontar vias de aprendizagem não só do ponto de vista educativo, mas dos aspectos histórico e social dentre as diversas funções que a música pode alcançar. |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9134 |
Issue Date: | 2007 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGMUS) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao%20Marcos%20dos%20Santos%20Moreira%20seg.pdf | 6,55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.