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dc.contributor.advisorSoares, Léa Ligia-
dc.contributor.authorSiedlecki, Vivian Regina-
dc.creatorSiedlecki, Vivian Regina-
dc.date.accessioned2013-03-22T14:11:16Z-
dc.date.available2013-03-22T14:11:16Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9097-
dc.description84f.pt_BR
dc.description.abstractPartindo da concepção de educação como um processo de construção, o presente trabalho teve como objetivo investigar se os conteúdos dos materiais destinados à introdução ao ensino da polifonia pianística no Curso de Formação Musical I (FM I) da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), convertem-se em ferramentas representativas para ancorar conceitos, habilidades e procedimentos necessários para a posterior transferência e aplicação no repertório do último ano do referido curso – as Invenções a Duas Vozes de J. S. Bach. Este trabalho está alicerçado em uma fundamentação teórica com ênfase na organização e seqüenciamento dos propósitos curriculares e na multiplicidade de processos de entendimento por parte dos alunos. Também se utilizou o esquadrinhamento dos elementos constituintes das Invenções a Duas Vozes a partir do modelo analítico paradigmático, como forma de verificação das unidades elementares existentes nesta obra e suas relações. Como delineamento metodológico foi realizado um survey de pequeno porte sobre os processos de ensino e aprendizagem da polifonia pianística com os sujeitos envolvidos em tal prática no âmbito da EMBAP, como meio de investigação e interpretação do tema pesquisado. As reflexões sobre as abordagens utilizadas para a iniciação ao estudo da polifonia pianística no curso de FM I da EMBAP foram realizadas por meio da transversalização dos dados obtidos pelo levantamento e dos fundamentos teóricos que deram suporte para esta pesquisa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino da polifonia pianísticapt_BR
dc.subjectCurrículo em músicapt_BR
dc.subjectOrganização e seqüenciamento dos conteúdos curricularespt_BR
dc.subjectInvenções a Duas Vozespt_BR
dc.titleO ensino da polifonia pianística: analisando e construindo relações entre dois pólos de um processopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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