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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9097
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Soares, Léa Ligia | - |
dc.contributor.author | Siedlecki, Vivian Regina | - |
dc.creator | Siedlecki, Vivian Regina | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-22T14:11:16Z | - |
dc.date.available | 2013-03-22T14:11:16Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9097 | - |
dc.description | 84f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Partindo da concepção de educação como um processo de construção, o presente trabalho teve como objetivo investigar se os conteúdos dos materiais destinados à introdução ao ensino da polifonia pianística no Curso de Formação Musical I (FM I) da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), convertem-se em ferramentas representativas para ancorar conceitos, habilidades e procedimentos necessários para a posterior transferência e aplicação no repertório do último ano do referido curso – as Invenções a Duas Vozes de J. S. Bach. Este trabalho está alicerçado em uma fundamentação teórica com ênfase na organização e seqüenciamento dos propósitos curriculares e na multiplicidade de processos de entendimento por parte dos alunos. Também se utilizou o esquadrinhamento dos elementos constituintes das Invenções a Duas Vozes a partir do modelo analítico paradigmático, como forma de verificação das unidades elementares existentes nesta obra e suas relações. Como delineamento metodológico foi realizado um survey de pequeno porte sobre os processos de ensino e aprendizagem da polifonia pianística com os sujeitos envolvidos em tal prática no âmbito da EMBAP, como meio de investigação e interpretação do tema pesquisado. As reflexões sobre as abordagens utilizadas para a iniciação ao estudo da polifonia pianística no curso de FM I da EMBAP foram realizadas por meio da transversalização dos dados obtidos pelo levantamento e dos fundamentos teóricos que deram suporte para esta pesquisa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino da polifonia pianística | pt_BR |
dc.subject | Currículo em música | pt_BR |
dc.subject | Organização e seqüenciamento dos conteúdos curriculares | pt_BR |
dc.subject | Invenções a Duas Vozes | pt_BR |
dc.title | O ensino da polifonia pianística: analisando e construindo relações entre dois pólos de um processo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGMUS) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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