Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9086
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Alda de Jesus-
dc.contributor.authorCajazeira, Regina Célia de Souza-
dc.creatorCajazeira, Regina Célia de Souza-
dc.date.accessioned2013-03-22T14:02:58Z-
dc.date.available2013-03-22T14:02:58Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9086-
dc.description316f.pt_BR
dc.description.abstractO foco deste trabalho é a construção e aplicação de um modelo de gestão para formação, a distância, de músicos da Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana, filarmônica situada na cidade de Cachoeira, Recôncavo baiano, que mantém uma banda de música há 125 anos. O estudo desenvolveu um desenho combinado de pesquisa que utilizou um paradigma interpretativo e qualitativo acoplado à pesquisa aplicada, visando intervir, educacionalmente, na instituição em foco. O modelo em questão está fundamentado em dados sobre bandas de música e sobre a forma de funcionamento da filarmônica pesquisada. A primeira parte trata dados históricos sobre bandas de música, educação em geral, musical e a distância e normas internas da Filarmônica Minerva. A segunda parte trata dos métodos, estrutura, instrumentos de coleta e registro da pesquisa, do modelo de gestão; criação e aplicação do Curso Batuta. A terceira traz os resultados da pesquisa, da avaliação do Curso Batuta, do modelo de gestão e do impacto do curso nos músicos, na filarmônica e na comunidade. A quarta parte conclui a pesquisa, sugerindo recomendações para a educação continuada dos músicos da Filarmônica Minerva. O apêndice inclui um kit do Curso Batuta. Os resultados da pesquisa apontam para uma inserção desta proposta na formação dos músicos. Todavia, deve-se observar as recomendações que visam a manutenção da identidade da banda, o fortalecimento da instituição, e a continuidade da pedagogia já utilizada na escola da filarmônica. Os resultados desta pesquisa apontam para uma possibilidade de mudança na formação dos músicos de bandas filarmônicas de cidades do interior. Entretanto, para que a mudança se realize de fato, será necessária a expansão da educação musical através da política de inclusão tecnológica nas filarmônicas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação musical a distânciapt_BR
dc.subjectBandas de músicapt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectFilarmônica Minervapt_BR
dc.titleEducação continuada a distância para músicos da Filarmônica Minerva: gestão e Curso Batutapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Doutorado%20Regina%20Cajazeira%20seg.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.