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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9039
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Lima, Rachel Esteves | - |
dc.contributor.author | Santos Júnior, Francisco Alves do | - |
dc.creator | Santos Júnior, Francisco Alves do | - |
dc.date.accessioned | 2013-03-21T15:23:33Z | - |
dc.date.available | 2013-03-21T15:23:33Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-21 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9039 | - |
dc.description | 107 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem como objetivo analisar a representação dos moradores de favelas e periferias no documentário brasileiro contemporâneo. Para tal, escolhemos como corpus de análise os filmes realizados entre os anos de 1999 e 2009 e que foram exibidos nos cinemas, levando-se em consideração que o documentário é um jogo que apresenta as disputas por visibilidade e as tentativas de lutas pelo acesso à esfera pública e à democracia. Os documentários Babilônia 2000 (2000), de Eduardo Coutinho, O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas (2000), de Paulo Caldas e Marcelo Luna, A pessoa é para o que nasce (2003), de Roberto Berliner, Fala Tu (2004), de Guilherme Coelho, Sou feia mas tô na moda (2005), de Denise Garcia, e Estamira (2005), de Marcos Prado, são exemplares nesse sentido. Neles, os personagens filmados produzem ranhuras, gagueiras e subjetivações, resistindo assim à vigliância, à exclusão social e biopolítica e ao controle a que são submetidos cotidianamente. Os sujeitos em posições de subalternidade e moradores das zonas de fraturas sociais fabulam e recriam suas vidas e suas experiências culturais, uma vez que as práticas políticas e os processos de subjetivação criam devires e desejos de cidadania e visibilidade. O que há de comum nesses documentários escolhidos para análise é o fato de os sujeitos representados usarem a precariedade de suas existências como força política, criando frestas na hegemonia e novos campos de agenciamento de consumo e produção cultural, biopolítica, e, por que não, econômica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Exclusão social | pt_BR |
dc.subject | Biopolítica | pt_BR |
dc.subject | Documentário (Cinema) | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.title | Às margens da nação: subalternidade e biopolítica no documentário brasileiro contemporâneo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Universidade Federal da Bahia. Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos. Salvador-Ba, 2011. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (POSCULTURA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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