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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Rachel Esteves-
dc.contributor.authorAguiar, Ana Lígia Leite e-
dc.creatorAguiar, Ana Lígia Leite e-
dc.date.accessioned2013-02-06T13:55:45Z-
dc.date.available2013-02-06T13:55:45Z-
dc.date.issued2013-02-06-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8391-
dc.description.abstractO trabalho tem como objetivo analisar a trajetória biográfica e política do cineasta brasileiro Glauber Rocha, priorizando a leitura da sua atuação enquanto crítico cinematográfico e dos episódios polêmicos nos quais se envolveu na década de 1970. No primeiro capítulo desta tese, são abordados, de forma panorâmica, os textos críticos publicados por Glauber, buscando-se evidenciar como vida e obra se imiscuem, de modo que o fazer crítico acaba por se transformar em um processo de autocrítica, em que sujeito e objeto não mais se distinguem. Ao optar por esse exercício constante de um “cuidado de si” que se d| na arena pública, o cineasta constrói e desconstrói sua rede de amizades e, simultaneamente, redireciona sua produção cinematográfica, assumindo posições estéticas/políticas que o distanciarão dos antigos companheiros de profissão e da valorização de sua obra pela crítica. No segundo capítulo, realiza-se uma leitura dos diversos livros em que o cineasta teve seu percurso de vida relatado, utilizando-se a crítica biográfica contemporânea para interpretar o modo como essas obras constroem a persona glauberiana. Fez-se necessária a reconstituição genealógica da utilização do gênero biografia ao longo da história e do contexto de alguns biografemas selecionados para este trabalho, colhidos na produção de Glauber Rocha, assim como na de seus biógrafos. No terceiro e último capítulo, partindo-se das lacunas encontradas nas biografias analisadas no capítulo 2, e que dizem respeito aos episódios mais polêmicos vivenciados por Glauber Rocha, elege-se como objeto de estudo os temas do “nacionalismo” e do “populismo”, buscando-se entender, a partir de teorias recentemente desenvolvidas sobre esses conceitos, o modo particular como o cineasta “lia” a situaç~o política dos últimos anos da ditadura militar brasileira e a interferência dessa leitura em suas intervenções na mídia e no cinema. Como fio a costurar toda a estrutura da tese, impôs-se o desejo de refletir sobre a possibilidade de a visão de mundo articulada pelo último Glauber ainda ter algo a contribuir para a compreensão da arte e da política, na atualidade, preferindo-se desconfiar da praticamente unânime reação crítica às posições assumidas por ele no período aqui estudado e acreditar na força do pensamento de quem, indubitavelmente, pode ser considerado um dos grandes intérpretes do Brasil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGlauber Rocha. Cinema. Brasil. Cineastas. Cinema novo.pt_BR
dc.titleGlauber em crítica e autocríticapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubUniversidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2010pt_BR
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