Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36991
metadata.dc.type: Tese
Título : AS MARCAS DA RUA: EXPERIÊNCIAS DECOLONIAIS DE CONSUMO NO HIP-HOP
Otros títulos : THE BRANDS ON THE STREET: DECOLONIAL CONSUMPTION EXPERIENCES IN HIP-HOP
LES MARQUE DE LA RUE: EXPÉRIENCES DE CONSOMMATION DÉCOLONIALES DANS LE HIP-HOP
LAS MARCAS EN LA CALLE: EXPERIENCIAS DE CONSUMO DECOLONIAL EN HIP-HOP
metadata.dc.creator: BARBOSA, MARCIO RICARDO DA SILVA
metadata.dc.contributor.advisor1: Cardoso Filho, Jorge Luiz Cunha Cardoso
metadata.dc.contributor.referee1: CARDOSO FILHO, JORGE LUIZ
metadata.dc.contributor.referee2: GUTMANN, JULIANA FREIRA
metadata.dc.contributor.referee3: SILVA CARRERA, FERNANDA ARIANE
metadata.dc.contributor.referee4: BARBOSA, HELEN CAMPOS
metadata.dc.contributor.referee5: CIDREIRA, RENATA PITOMBO
metadata.dc.description.resumo: Esta tese se propôs a investigar três marcas nativas da cultura hip-hop brasileira: Laboratório Fantasma, Chronic e Kace. A partir do uso do Circuito da Cultura de Paul du Gay e das epistemologias decoloniais, a pesquisa buscou compreender como as marcas de moda urbana criadas por artistas e amantes da cultura hip-hop se comportam no ponto de vista de suas representações, construção de identidade, produção, regulação e consumo. Do mesmo modo, procuramos identificar as experiências de caráter estético e político suscitadas por essas marcas diante dos fãs/consumidores. Para isso, realizamos um mapeamento das matérias publicadas em jornais, revistas e sites, entrevistas, vídeos institucionais, videoclipes de artistas vinculados às marcas estudadas, seus sites e perfis no Instagram e Facebook. Nessas plataformas, observamos as interações, comentários e engajamento dos seguidores. As materialidades expressivas dessas marcas também foram analisadas através das coleções, estampas e modelos das roupas. Todo esse material contribuiu para demonstrar as possibilidades e as potencialidades numa prática de produção e consumo sustentada em valores antirracistas e decoloniais. As performances dessas marcas demonstram o quanto as estratégias adotadas são reguladas por questões de natureza política, social, cultural e econômica. Além de investir em campanhas e projetos sociais, as três empresas questionam e criticam a todo momento o modo como o sistema-mundo colonial funciona e reivindicam a construção de uma sociedade baseada na solidariedade, no respeito à ancestralidade e aos corpos não normatizados pelas racionalidades europeias.
Resumen : This thesis set out to investigate three native brands of Brazilian hip-hop culture: Phantom Laboratory, Chronic and Kace. Using Paul du Gay's Culture Circuit and decolonial epistemologies, the research sought to understand how urban fashion brands created by artists and lovers of hip-hop culture behave both in terms of their representations, construction of identity, production, regulation and consumption. Likewise, we seek to identify the aesthetic and political experiences raised by these brands in front of fans/consumers. For this, we carried out a mapping of articles published in newspapers, magazines, interviews, institutional videos, video clips of artists linked to the studied brands, their websites and profiles on Instagram and Facebook. On these platforms, we observe the interactions, comments and engagement of the followers. The expressive materialities of these brands were also analyzed through the collections, prints and models of the clothes. All this material contributed to demonstrate the possibilities and potential in a practice of production and consumption supported by anti-racist and decolonial values. The performances of these brands demonstrate how the strategies adopted are regulated by political, social, cultural and economic issues. In addition to investing in campaigns and social projects, the three companies question and criticize at all times the way in which the colonial world-system works and demand the construction of a society based on solidarity, respect for ancestry and bodies not regulated by European rationalities.
Palabras clave : Marcas urbanas
Consumo
Experiência Estética
Decolonialidade
Hip-Hop
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) 
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36991
Fecha de publicación : 31-mar-2022
Aparece en las colecciones: Tese (PÓSCOM)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BARBOSA_Marcio_As-Marcas-da-Rua_Experiencias-Decoloniais-de-Consumo-no-hip-hop-versaoRepositorio.pdfTESE DE DOUTORADO SOBRE EXPERIÊNCIAS DECOLONIAIS DE CONSUMO DE MARCAS DE ROUPAS NATIVAS DA CULTURA HIP-HOP BRASILEIRA5,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons