Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36934
metadata.dc.type: Tese
Título : Ensino de ciências: atividade docente e consciência crítica
Otros títulos : Science teaching: teaching activity and critical awareness
metadata.dc.creator: Oliveira, Silvana Maria de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, José Luis de Paula Barros e
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, José Luis de Paula Barros e
metadata.dc.contributor.referee2: Bellas, Renata Rosa Dotto
metadata.dc.contributor.referee3: Moradillo, Edilson Fortuna de
metadata.dc.contributor.referee4: Gonzalez, Isadora Melo
metadata.dc.contributor.referee5: Cunha, Maria Bernadete de Melo
metadata.dc.description.resumo: Esta tese apresenta um estudo inspirado na experiência da pesquisadora em sala de aula e suas reflexões durante a pós-graduação, tendo como objetivo compreender de que modo o profissional docente de ciências constrói suas práticas pedagógicas/atividades para a formação de um estudante com consciência crítica. Considerando a importância do conceito de consciência crítica de Paulo Freire nos processos formativos docentes, o acolhemos como referencial teórico em conjunto com seu desenvolvimento psicológico, segundo Luria. Os dados consistiram em atividades produzidas por docentes da rede municipal de ensino da cidade Catu - BA para turmas do 8º ano do Ensino Fundamental. As análises ocorreram de forma qualitativa e sob as perspectivas da análise do conteúdo visando identificar características que poderiam direcionar os estudantes ao desenvolvimento da consciência crítica. As análises mostraram que, apesar das suas limitações, as atividades: (a) trataram de temas relevantes e contextualizados na realidade dos discentes; (b) estimularam a curiosidade, a percepção, a atenção, a memória e a atividade intelectual como um todo; (c) possibilitaram aos estudantes ir além das aparências dos fatos, refletir sobre sua realidade profunda e elaborar opiniões. Os textos e as questões propostas são contextualizados, baseadas no conhecimento científico e dialógicas. Entendemos que o mediador ideal nesse processo de construção da consciência crítica é a leitura, pois movimenta aspectos cognitivos que elevam a capacidade de raciocínio crítico individual. Concluímos que os professores se mostraram comprometidos com a atividades docente, construíram material de ensino com qualidade e que trazem características que podem possibilitar a construção e desenvolvimento de uma consciência crítica por seus estudantes. Propomos, por fim, que seja dada ênfase ao processo de conscientização na formação inicial de professores ao longo de todo o percurso curricular, o que refletiria em protagonismo nas produções e segurança em suas práticas pedagógicas.
Resumen : This thesis presents a study inspired by the researcher's experience in the classroom and her reflections during graduate program, with the objective of to comprehend how professional science teachers construct their pedagogical practices/activities for the formation of students with critical awareness. Assuming the importance of Paulo Freire's concept of critical awareness in teacher training processes, we welcome it as a theoretical reference together with his psychological development, according to Luria. The data consisted of activities produced by teachers from the municipal education network in the city of Catu - BA for classes in the 8th year of Elementary School. The analyzes took place in a qualitative way and from the perspective of content analysis, aiming to identify characteristics that could direct students to the development of critical awareness. The analyzes showed that, despite their limitations, the activities: (a) dealt with relevant themes and contextualized in the students' reality; (b) stimulated curiosity, perception, attention, memory and intellectual activity as a whole; (c) enabled students to go beyond the appearance of facts, reflect on their deep reality and elaborate opinions. The texts and proposed questions are contextualized, based on scientific knowledge and dialogic. We understand that the ideal mediator in this process of building critical awareness is reading, as it moves cognitive aspects that enhance the individual's critical thinking capacity. We concluded that the teachers were committed to the teaching activities, built quality teaching material and that they bring characteristics that can enable the construction and development of a critical conscience by their students. Finally, we propose that emphasis should be given to the awareness process in the initial training of teachers throughout the entire curriculum, which would reflect on criticism of productions and safety in their pedagogical practices.
Palabras clave : Ensino de ciências
Formação de professor
Consciência Crítica
Atividades de ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/UEFS
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) 
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36934
Fecha de publicación : 10-mar-2023
Aparece en las colecciones: Tese (PPGEFHC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Tese_SilvanaOliveira_final.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons