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dc.creatorOliveira, Silvana Maria de Lima-
dc.date.accessioned2023-04-26T16:39:30Z-
dc.date.available2023-04-26T16:39:30Z-
dc.date.issued2023-03-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/36934-
dc.description.abstractThis thesis presents a study inspired by the researcher's experience in the classroom and her reflections during graduate program, with the objective of to comprehend how professional science teachers construct their pedagogical practices/activities for the formation of students with critical awareness. Assuming the importance of Paulo Freire's concept of critical awareness in teacher training processes, we welcome it as a theoretical reference together with his psychological development, according to Luria. The data consisted of activities produced by teachers from the municipal education network in the city of Catu - BA for classes in the 8th year of Elementary School. The analyzes took place in a qualitative way and from the perspective of content analysis, aiming to identify characteristics that could direct students to the development of critical awareness. The analyzes showed that, despite their limitations, the activities: (a) dealt with relevant themes and contextualized in the students' reality; (b) stimulated curiosity, perception, attention, memory and intellectual activity as a whole; (c) enabled students to go beyond the appearance of facts, reflect on their deep reality and elaborate opinions. The texts and proposed questions are contextualized, based on scientific knowledge and dialogic. We understand that the ideal mediator in this process of building critical awareness is reading, as it moves cognitive aspects that enhance the individual's critical thinking capacity. We concluded that the teachers were committed to the teaching activities, built quality teaching material and that they bring characteristics that can enable the construction and development of a critical conscience by their students. Finally, we propose that emphasis should be given to the awareness process in the initial training of teachers throughout the entire curriculum, which would reflect on criticism of productions and safety in their pedagogical practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santanapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectConsciência Críticapt_BR
dc.subjectAtividades de ensinopt_BR
dc.subject.otherScience teachingpt_BR
dc.subject.otherTeacher trainingpt_BR
dc.subject.otherCritical Consciousnesspt_BR
dc.subject.otherTeaching activitiespt_BR
dc.titleEnsino de ciências: atividade docente e consciência críticapt_BR
dc.title.alternativeScience teaching: teaching activity and critical awarenesspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/UEFSpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, José Luis de Paula Barros e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5296514928109726pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, José Luis de Paula Barros e-
dc.contributor.referee2Bellas, Renata Rosa Dotto-
dc.contributor.referee3Moradillo, Edilson Fortuna de-
dc.contributor.referee4Gonzalez, Isadora Melo-
dc.contributor.referee5Cunha, Maria Bernadete de Melo-
dc.creator.Lattes​http://lattes.cnpq.br/3155056272222725pt_BR
dc.description.resumoEsta tese apresenta um estudo inspirado na experiência da pesquisadora em sala de aula e suas reflexões durante a pós-graduação, tendo como objetivo compreender de que modo o profissional docente de ciências constrói suas práticas pedagógicas/atividades para a formação de um estudante com consciência crítica. Considerando a importância do conceito de consciência crítica de Paulo Freire nos processos formativos docentes, o acolhemos como referencial teórico em conjunto com seu desenvolvimento psicológico, segundo Luria. Os dados consistiram em atividades produzidas por docentes da rede municipal de ensino da cidade Catu - BA para turmas do 8º ano do Ensino Fundamental. As análises ocorreram de forma qualitativa e sob as perspectivas da análise do conteúdo visando identificar características que poderiam direcionar os estudantes ao desenvolvimento da consciência crítica. As análises mostraram que, apesar das suas limitações, as atividades: (a) trataram de temas relevantes e contextualizados na realidade dos discentes; (b) estimularam a curiosidade, a percepção, a atenção, a memória e a atividade intelectual como um todo; (c) possibilitaram aos estudantes ir além das aparências dos fatos, refletir sobre sua realidade profunda e elaborar opiniões. Os textos e as questões propostas são contextualizados, baseadas no conhecimento científico e dialógicas. Entendemos que o mediador ideal nesse processo de construção da consciência crítica é a leitura, pois movimenta aspectos cognitivos que elevam a capacidade de raciocínio crítico individual. Concluímos que os professores se mostraram comprometidos com a atividades docente, construíram material de ensino com qualidade e que trazem características que podem possibilitar a construção e desenvolvimento de uma consciência crítica por seus estudantes. Propomos, por fim, que seja dada ênfase ao processo de conscientização na formação inicial de professores ao longo de todo o percurso curricular, o que refletiria em protagonismo nas produções e segurança em suas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
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dc.type.degreeDoutoradopt_BR
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