Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35790
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Impactos pandêmicos da COVID-19 na educação de jovens e adultos: uma análise da produção bibliográfica no Brasil (2020-2022)
Other Titles: Pandemic impacts of COVID-19 on education of young people and adults: a production analysis bibliographic in Brazil (2020-2022)
metadata.dc.creator: Rita, Jolfer dos Santos Santa
metadata.dc.contributor.advisor1: Jesus, Marta Licia Teles Brito de
metadata.dc.contributor.referee1: Jesus, Marta Licia Teles Brito de
metadata.dc.contributor.referee2: Siqueira, Sandra Maria Marinho
metadata.dc.contributor.referee3: Araújo, Jurandir de Almeida
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo discutir o levantamento realizado sobre as publicações acadêmicas que tratam da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Pandemia do Coronavírus-19 (Covid-19), entre 2020 e 2022, em uma plataforma de pesquisa pública digital aberta. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, que buscou analisar os principais elementos que estavam sendo discutidos sobre os desafios da EJA no cenário de isolamento social, fome, desemprego, fragilidade na saúde mental de estudantes e professores, fechamento e reabertura do funcionamento presencial de escolas, educação por intermediação tecnológica, entre outros. Foram utilizadas quatro categorias analíticas para fundamentar a investigação: Formação de Professores, Política, Participação e Programas. Como resultados, identificou-se um maior número de trabalhos na categoria formação de professores, indicando a preocupação no desenvolvimento das aulas não presenciais no formato de ensino remoto. Majoritariamente foram analisadas pesquisas no formato de artigo científico, em que as perspectivas analisadas provocaram uma reflexão sobre as desigualdades educacionais imbricadas nas desigualdades, e sociais e os encaminhamentos na EJA nesse período.
Abstract: The present work aims to discuss the survey carried out on the academic publications dealing with Youth and Adult Education (EJA) in Coronavirus-19 (Covid-19) pandemic, between 2020 and 2022, on a platform of open digital public research. This is a bibliographic research, with a qualitative study, which sought to analyze the main elements that were being discussed about the challenges of EJA in the scenario of social isolation, hunger, unemployment, fragility in the mental health of students and teachers, closure and reopening the face-to-face operation of schools, education through intermediation technology, among others. Four analytical categories were used to base the investigation: Teacher Training, Policy, Participation and Software. As a result, a greater number of works were identified in the category teacher training, indicating the concern in the development of non-face-to-face classes in remote teaching format. Mostly were researches were analyzed in the form of a scientific article, in which the perspectives analyzed provoked a reflection on the educational inequalities imbricated in inequalities, and social and the referrals in the EJA in this period.
Keywords: EJA
Pandemia
Covid-19
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências humanas
Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35790
Issue Date: 14-Jul-2022
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - JOLFER pedagogia noturno.pdfPandemia e EJA598,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.