Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35279
metadata.dc.type: Tese
Title: Concepções sobre ciência na educação profissional, científica e tecnológica: uma análise interseccional em um Instituto Federal de Educação
Other Titles: Conceptions on science in professional, scientific anda technological education: an interseccional analysis at a Federal Education Institute
metadata.dc.creator: Freitas, Patrícia Fernandes Lazzaron Novais Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Ângela Maria Freire de Lima e
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Ângela Maria Freire de Lima e
metadata.dc.contributor.referee2: Aras, Lina Maria Brandão de
metadata.dc.contributor.referee3: Fonseca, Amilde Martins da
metadata.dc.contributor.referee4: Casagrande, Lindamir Salete
metadata.dc.contributor.referee5: Vanin, Iole Macedo
metadata.dc.description.resumo: Esta tese tem por objetivo analisar de que forma o viés androcêntrico característico da Ciência Moderna se manifesta até os dias atuais em uma instituição de ensino, parte da Rede Federal da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o Instituto Federal da Bahia/ Campus Salvador. Historicamente, a instituição, sob o pretexto de formar profissionais racionais e objetivos para as indústrias, privilegia conhecimentos técnicos em detrimento de conhecimentos humanísticos. Sob essa perspectiva positivista e tecnicista, a abordagem de temáticas tais como relações étnico raciais e relações de gênero é especialmente desafiadora e frequentemente negligenciada, embora em contradição à própria missão institucional de formar cidadãos(ãs) histórico críticos(as), expressa em documentos oficiais. A tese examina esse problema sob três eixos teóricos: a História da Ciência, os Estudos Feministas da Ciência e da Tecnologia, em especial a teoria feminista perspectivista, e os estudos sobre currículo. Foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa, em que foram analisados dados quantitativos relativos aos corpos docentes e discentes do Campus Salvador tanto no que se refere ao pertencimento de gênero quanto à autodeclaração de raça/etnia. Também foram analisados os documentos que se propõem a guiar as práticas de ensino e aprendizagem, o Projeto Pedagógico Institucional e Projetos Pedagógicos dos Cursos Superiores do Campus . Por fim, foram investigadas concepções dos(as) próprios(as) docentes no que concerne ao conceito de ciência e à inserção das temáticas de gênero e de raça/etnia no Instituto , por meio de questionários e entrevistas com gestores(as) e docentes do Campus . A tese destaca a pertinência de uma formação ampla, que supere modelos positivistas, tecnicistas e eurocentrados, em que o processo de ensino e aprendizagem esteja em estreita articulação com as realidades sociais, em consonância com a missão do Instituto, a saber, a formação de cidadãos(ãs) críticos(as) e conscientes de seu papel frente às demandas sociais.
Abstract: This thesis aims to analyze how the androcentric bias characteristic of Modern Science is manifested until today in an educational institution, part of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education, the Federal Institute of Bahia / Campus Salvador. Historically, the institution, under the pretext of training rational and objective professionals for the industries, favors technical knowledge over humanistic knowledge. Under this positivist and technicist perspective, the approach to themes such as ethnic racial relations and gender relations is especially challenging, and often neglected, although in contradiction to the institutional mission of forming historic critical citizens, expressed in official documents. The thesis examines this problem under three theoretical axes: the History of Science, the Feminist Studies of Science and Technology, in particular the feminist perspective theory, and the studies on curriculum. A quanti-qualitative research was carried out, in which quantitative data related to the faculty and students of Campus Salvador were analyzed, both in terms of gender belonging and the self declaration of race / ethnicity. Also the documents that propose to guide teaching and learning practices, the Institutional Pedagogical Project and Pedagogical Projects of the Graduation’s Courses of the Campus were analyzed. Finally, the teachers' own conceptions were investigated with regard to the concept of science and the insertion of the themes gender and race/ethnicity in the Institute , through questionnaires and interviews with Campus’ managers and teachers. The thesis highlights the relevance of a broad education, which surpasses positivist, technical and Eurocentric models, in which the teaching and learning process is in close articulation with social realities, in line with the Institute's mission, namely, the formation of critical citizens and aware of their role in the face of social demands.
Keywords: Gênero
Raça
Ciência
Tecnologia
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35279
Issue Date: 11-Sep-2020
Appears in Collections:Tese (PPGNEIM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Final Patricia Lazzaron.pdf3,36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.