Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35207
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : O plágio em publicações científicas e a percepção dos graduandos em biblioteconomia e documentação do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia
Otros títulos : Plagiarism in scientific publications and the perception of undergraduates in librarianship and documentation of the Institute of Informations Science of the Federal University of Bahia
metadata.dc.creator: Morais, Andrea da Luz Cerqueira de
Santos, José Carlos Sales dos
metadata.dc.description.resumo: O plágio em produções científicas constitui uma temática recorrente e relevante em ambientes universitários. Pautado neste pressuposto, a presente comunicação objetivou a caracterizar a percepção dos discentes do curso de Biblioteconomia e Documentação em relação às temáticas ‘plágio’ e ‘direitos autorais’ no âmbito universitário, especificamente no Instituto de Ciência da Informação da Universidade federal da Bahia. Nos procedimentos metodológicos, a pesquisa configurou-se como um estudo de caso (método de procedimento monográfico), com nível descritivo; o instrumento representou o questionário de investigação. As considerações finais evidenciaram a patente necessidade, de as disciplinas oferecidas no instituto pesquisado, de incorporar à grade curricular do curso de Biblioteconomia e Documentação debates que abordem temáticas relevantes, como plágio e direitos autorais.
Resumen : Plagiarism in scientific productions constitutes a recurrent and relevant theme in university settings. Based on this assumption, the present communication aimed to characterize the perception of the students of the course of Librarianship and Documentation in relation to the themes 'plagiarism' and 'copyright' in the university scope, specifically in the Information Science Institute of the Federal University of Bahia. In the methodological procedures, the research was set up as a case study (method of monographic procedure), with descriptive level; the instrument represented the research questionnaire. The final considerations evidenced the patent need, of the disciplines offered in the researched institute, to incorporate debates in the curriculum of the course of Library and Information Science that deal with relevant topics such as plagiarism and copyright.
Palabras clave : Plágio acadêmico.
Direitos autorais.
Instituições de Ensino Superior.
Bibliotecas.
Bibliotecários.
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências sociais aplicadas - Ciência da informação - Biblioteconomia - Disseminação da informação.
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
Citación : MORAIS, A. L. C.; SANTOS, J. C. S. D. O plágio em publicações científicas e a percepção dos graduandos em biblioteconomia e documentação do instituto de ciência da informação da universidade federal da bahia. Ponto de Acesso, Salvador, v. 11, n. 3, p. 57-72, 2017. Acesso em: 03 mai. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35207
Fecha de publicación : dic-2017
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
O PLÁGIO EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS E A PERCEPÇÃO DOS.pdf193,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.