Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35064
metadata.dc.type: Tese
Título : Um olhar sobre a educação na Bahia: a salvação pelo ensino primário (1924-1928)
metadata.dc.creator: Luz, José Augusto Ramos da
metadata.dc.contributor.advisor1: Cruz, Maria Cecília Velasco e
metadata.dc.contributor.referee1: Cruz, Maria Cecília Velasco e
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Andréa da Rocha
metadata.dc.contributor.referee3: Menezes, Jaci Maria Ferraz de
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, José Carlos de Araújo
metadata.dc.contributor.referee5: Leite, Rinaldo César Nascimento
metadata.dc.description.resumo: A presente tese analisa o papel do ensino primário na década de 1920, especificamente entre 1924 e 1928, mostrando inicialmente como a educação foi vista pelos governadores em suas mensagens e de que maneira as crises econômicas e transformações sociais e políticas que antecederam o governo de Góes Calmon (1924-1928) se refletiram na prática e nos embates políticos dos docentes. Ademais, mostra como os discursos após a greve dos professores de 1918 e a Revolta Sertaneja de 1919 fizeram o sertão entrar na pauta dos discursos políticos e educacionais. E como o mandato de Góes Calmon foi inovador ao dar prioridade ao ensino primário e o chamar Anísio Teixeira para a Diretoria Geral da Instrução. Nesse período, começou a se consolidar na educação baiana a utilização do método intuitivo e uma nova concepção de escola e de educação que deveriam valorizar o meio e a cultura em que a criança vivia especialmente no interior do Estado. E concomitantemente a essas mudanças, novas práticas foram exigidas dos professores mediante o domínio de novos métodos de ensino.
Resumen : This thesis examines the role of primary education in the 1920s, specifically between 1924 and 1928, initially showing how education was seen by governors in their posts and how the economic crises and social and political transformations that preceded the government Goes Calmon (1924-1928) were reflected in practice and in political clashes of teachers. Moreover, it shows how the speeches after the teachers' strike of 1918 and Revolt of 1919 Folk made the hinterland into the agenda of political discourse and education. And as the mandate Goes Calmon was innovative in giving priority to primary education and call Anísio Teixeira to the General Department of Education. During this period, begins to strengthen education in Bahia the use of intuitive reasoning and a new conception of school and education which should enhance the environment and the culture in which the child lived especially in the countryside. And concurrently with these changes, new practices are required of teachers by mastering the new teaching methods.
Palabras clave : Educação
Crise econômica e política
Ensino primário
Método intuitivo
Escola
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) 
Citación : LUZ, José Augusto Ramos da. Um olhar sobre a educação na Bahia: a salvação pelo ensino primário (1924-1928). 173 f. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35064
Fecha de publicación : 28-dic-2009
Aparece en las colecciones: Tese (PPGH)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Um olhar sobre a educação na Bahia a salvação pelo ensino primário (1924-1928).pdfTese - José Augusto Ramos da Luz2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.