Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34923
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Politicas de formação dos professores das séries iniciais da educação básica: um olhar sobre o curso de pedagogia do parfor/ufba
metadata.dc.creator: Santos, Roberta dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Cristiane de Almeida Vieira da
metadata.dc.contributor.referee1: Cunha, Maria Couto
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Verônica Domingues de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Cristiane de Almeida Vieira da
metadata.dc.description.resumo: A formação inicial e em serviço dos professores dos anos iniciais da educação básica ainda continua sendo um dos maiores problemas enfrentados pela educação nas escolas públicas brasileiras. O PARFOR/UFBA é um dos principais programas atuais do governo e com forte presença nesta área de formação. Através de um estudo bibliográfico, e análises dos textos oficiais que se dirigem às políticas de formação dos professores, esta monografia busca compreender e analisar de que maneira acontece o processo de formação inicial e em serviço dos professores, em especial do PARFOR/UFBA, este novo programa voltado para os professores da rede pública de ensino. Para tanto, faz-se necessário compreender a formação, as normais legais que lhes são destinadas, o curso de Pedagogia da UFBA e as leis que regulamentam o PARFOR, de modo geral, e as normas internas que regularizam o PARFOR/UFBA.
Abstract: The initial and in-service training of teachers in the early years of basic education is still remains one of the biggest problems faced by education in public schools Brazilians. PARFOR/UFBA is one of the main current government programs with a strong presence in this training area. Through a bibliographic study, and analysis of texts officials that address teacher training policies, this monograph seeks to understand and analyze how the process of initial and in-service training takes place teachers, especially PARFOR/UFBA, this new program aimed at public school teachers. Therefore, it is necessary to understand the formation, the legal norms that are destined to them, the Pedagogy course at UFBA and the laws that regulate PARFOR, in general, and the internal rules that regulate the PARFOR/UFBA.
Keywords: Formação inicial
Formação de professores
PARFOR/UFBA
Pedagogia
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34923
Issue Date: 2013
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROBERTA DOS SANTOS_capa.pdf208,49 kBAdobe PDFView/Open
ROBERTA DOS SANTOS_monografia.pdf402,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.