Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34804
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A dança/arte no referencial curricular franciscano: Por um currículo etnocentrado e etnoconstitutivo |
Autor : | Ferreira, Danilo dos Santos |
metadata.dc.creator: | Ferreira, Danilo dos Santos |
Resumen : | Trabalho de Conclusão de Curso composto por: memorial, sequência de três artigos e o caderno de ações e inspirações metodológicas. Trata da pesquisa desenvolvida no mestrado profissional em Dança, do Programa de Pós-graduação Profissional em Dança da Universidade Federal da Bahia. A pesquisa apresentou o referencial curricular franciscano, Currículo da Educação Básica da cidade de São Francisco do Conde-BA de maneira implicada propondo um currículo afrocentrado e etnoconstitutivo em Dança. Partiu da compreensão de que sendo o currículo um artefato socioeducacional que elege saberes para a formação, faz-se necessário que esses saberes sejam relacionados com o contexto local e com a realidade dos atores e atrizes sociais e curriculantes. Este trabalho propõe uma reflexão sobre a construção do currículo da Rede Municipal de Educação de São Francisco do Conde, evidenciado o lugar da Dança, inserida no currículo escolar e a concepção do ensino desta linguagem artística em uma perspectiva estética, crítica, criativa, contextualizada, emancipatória e afrocentrada. Esta proposta de construção de referencial curricular é centrada nos aspectos históricos, culturais, econômicos, locais e globais, com vista à preservação e ampliação dos saberes e fazeres do povo franciscano. Os princípios e procedimentos metodológicos foram a etnopesquisa crítica e revisão bibliográfica; as experiências durante os diálogos pedagógicos; as leituras e estudos sobre currículo, bem como experiência na coordenação do GT de Artes. Entre os principais dialogantes, temos autores como: Roberto Sidnei Macedo (2008) a partir de sua concepção de currículo, Renato Noguera (2010) com a perspectiva de currículo afrocentrado, e Inaycira Falcão do Santos (2015) sobre Corpo e Ancestralidade. |
Palabras clave : | Etnocurriculo Afrocentricidade Dança Educação São Francisco do Conde |
metadata.dc.subject.cnpq: | Dança |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34804 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (PRODAN) |
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.