Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34800
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ouço Cuba, vejo Vietnã: monumento e mimeses na poética anti-imperialista da trilha sonoro do Noticieiro Icaic Latinoamericano
Autor(es): Lacerda, Glauber Brito Matos
Autor(es): Lacerda, Glauber Brito Matos
Abstract: O Noticiero Icaic Latinoamericano, além de um cinejornal, foi um instrumento a serviço da criação de uma subjetividade internacionalista e anti-imperialista na Cuba pós-revolucionária. Entre 1960 e 1990, o noticiário fílmico informou aos cubanos sobre os acontecimentos nacionais e internacionais. Ademais, a denúncia dos abusos imperialistas dos EUA, a celebração dos avanços do socialismo e a divulgação dos logros dos povos periféricos nas suas guerras de libertação foram discursos recorrentes no programa. Entre os anos de 1960 e 1970, a Guerra do Vietnã foi um tema bastante presente. As reportagens se posicionavam explicitamente a favor da reunificação do Vietnã – bandeira defendida pela República Democrática do Vietnã, o Vietnã do Norte, e pela Frente Nacional para a Libertação do Vietnã, os vietcongues – e contrárias ao massivo apoio militar dos EUA à República do Vietnã, o Vietnã do Sul, que lutava contra a expansão do comunismo no sudeste asiático. Esta tese considera que a representação das forças comunistas do Vietnã, ao longo da cobertura do Noticiero, se conforma em dois regimes poéticos que ora se justapõem, ora se entrecruzam, aqui denominados de mimetizante e monumentalizante. Partindo desta hipótese, são analisadas as estratégias de produção de efeitos sensoriais, afetivos e cognitivos a partir dos usos de músicas, vozes e ruídos que compõem as trilhas do cinejornal. Considera-se que o emprego de sons, como as canções em homenagem a Ho Chi Minh, a voz de Fidel Castro e os disparos de fuzil, em oposição aos ruídos de aviões inimigos, quando articulados em reportagens sobre o Vietnã, atendem respectivamente a dois propósitos em períodos distintos, 1960 e 1970. O primeiro propósito consiste em fazer com que o ethos guerrilheiro dos vietnamitas contagiasse mimeticamente o público cubano, quando, então, Cuba passava por profundas transformações políticas, momento em que o tom das reportagens tende mais para um regime mimetizante. Já o segundo tem como finalidade estabelecer monumentos em torno das conquistas de vietnamitas e cubanos, marcadas por um espírito anti-imperialista e internacionalista, e apontar para um porvir de abundância e soberania para todo Terceiro Mundo, momento em que o governo revolucionário cubano encontrava-se mais estabelecido e a Guerra do Vietnã caminhava para o fim. Para os fins da presente pesquisa, inventariou-se 166 edições do Noticiero que trazem o Vietnã como tema das reportagens. Os extratos selecionados para análise foram divididos em três troncos correspondentes aos diferentes elementos da trilha sonora, são eles: música, vozes e ruídos.
Palavras-chave: Noticiero Icaic Latinoamericano
Cuba
Vietnã
Trilha Sonora
CNPq: Cinema
Comunicação
País: Brasil
Sigla da Instituição: Póscom/UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Comunicação e Cultura Contemporâneas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34800
Aparece nas coleções:Tese (PÓSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Poscom_Glauber_Lacerda.pdf38,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.