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dc.contributor.advisorJesus, Guilherme Maia de-
dc.contributor.authorLacerda, Glauber Brito Matos-
dc.creatorLacerda, Glauber Brito Matos-
dc.date.accessioned2022-02-18T18:36:21Z-
dc.date.available2022-02-18T18:36:21Z-
dc.date.submitted2021-07-09-
dc.identifier.othertese-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/34800-
dc.description.abstractO Noticiero Icaic Latinoamericano, além de um cinejornal, foi um instrumento a serviço da criação de uma subjetividade internacionalista e anti-imperialista na Cuba pós-revolucionária. Entre 1960 e 1990, o noticiário fílmico informou aos cubanos sobre os acontecimentos nacionais e internacionais. Ademais, a denúncia dos abusos imperialistas dos EUA, a celebração dos avanços do socialismo e a divulgação dos logros dos povos periféricos nas suas guerras de libertação foram discursos recorrentes no programa. Entre os anos de 1960 e 1970, a Guerra do Vietnã foi um tema bastante presente. As reportagens se posicionavam explicitamente a favor da reunificação do Vietnã – bandeira defendida pela República Democrática do Vietnã, o Vietnã do Norte, e pela Frente Nacional para a Libertação do Vietnã, os vietcongues – e contrárias ao massivo apoio militar dos EUA à República do Vietnã, o Vietnã do Sul, que lutava contra a expansão do comunismo no sudeste asiático. Esta tese considera que a representação das forças comunistas do Vietnã, ao longo da cobertura do Noticiero, se conforma em dois regimes poéticos que ora se justapõem, ora se entrecruzam, aqui denominados de mimetizante e monumentalizante. Partindo desta hipótese, são analisadas as estratégias de produção de efeitos sensoriais, afetivos e cognitivos a partir dos usos de músicas, vozes e ruídos que compõem as trilhas do cinejornal. Considera-se que o emprego de sons, como as canções em homenagem a Ho Chi Minh, a voz de Fidel Castro e os disparos de fuzil, em oposição aos ruídos de aviões inimigos, quando articulados em reportagens sobre o Vietnã, atendem respectivamente a dois propósitos em períodos distintos, 1960 e 1970. O primeiro propósito consiste em fazer com que o ethos guerrilheiro dos vietnamitas contagiasse mimeticamente o público cubano, quando, então, Cuba passava por profundas transformações políticas, momento em que o tom das reportagens tende mais para um regime mimetizante. Já o segundo tem como finalidade estabelecer monumentos em torno das conquistas de vietnamitas e cubanos, marcadas por um espírito anti-imperialista e internacionalista, e apontar para um porvir de abundância e soberania para todo Terceiro Mundo, momento em que o governo revolucionário cubano encontrava-se mais estabelecido e a Guerra do Vietnã caminhava para o fim. Para os fins da presente pesquisa, inventariou-se 166 edições do Noticiero que trazem o Vietnã como tema das reportagens. Os extratos selecionados para análise foram divididos em três troncos correspondentes aos diferentes elementos da trilha sonora, são eles: música, vozes e ruídos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNoticiero Icaic Latinoamericanopt_BR
dc.subjectCubapt_BR
dc.subjectVietnãpt_BR
dc.subjectTrilha Sonorapt_BR
dc.titleOuço Cuba, vejo Vietnã: monumento e mimeses na poética anti-imperialista da trilha sonoro do Noticieiro Icaic Latinoamericanopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesVillaça, Mariana Martins-
dc.contributor.refereesPrioste, Marcelo Vieira-
dc.contributor.refereesGuimarães, Clotilde Borges-
dc.contributor.refereesLópez, Ana Maria-
dc.publisher.departamentFaculdade de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programem Comunicação e Cultura Contemporâneaspt_BR
dc.publisher.initialsPóscom/UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCinemapt_BR
dc.subject.cnpqComunicaçãopt_BR
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