Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3415
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: O ensino de história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência
Other Titles: Ciência & Educação (Bauru)
Authors: Oki, Maria da Conceição Marinho
Moradillo, Edílson Fortuna de
metadata.dc.creator: Oki, Maria da Conceição Marinho
Moradillo, Edílson Fortuna de
Abstract: Relata-se um estudo de caso que teve como objetivo explorar as potencialidades de aproximação entre História e Filosofia da Ciência da educação científica mediante utilização do ensino de História da Química. Visou-se auxiliar os alunos na compreensão da natureza da ciência e no aprendizado de conceitos químicos. O estudo envolveu a intervenção de uma professora/investigadora numa disciplina de História da Química e teve caráter exploratório, com abordagem de pesquisa qualitativa. A análise dos resultados utilizou o modelo misto, com categorias analíticas definidas a priori, que nortearam as dimensões epistemológicas de análise e a identificação de categorias emergentes, construídas a partir das respostas dos alunos a questionários abertos. Os resultados obtidos confirmaram a importância do espaço dessa disciplina para os alunos conhecerem a natureza da ciência, adquirindo concepções menos simplistas e mais contextualizadas sobre a ciência, apesar de alguma dificuldade na superação de concepções realistas ingênuas fortemente enraizadas em suas visões epistemológicas.
Keywords: História e Filosofia da Ciência
Ensino de Química
Natureza da ciência
History and Philosophy of Science
Chemistry teaching
Nature of science
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru: Faculdade de Ciências, UNESP
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3415
Issue Date: 2008
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (Química)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
05.pdf167,79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.