Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3415
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | O ensino de história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência |
Other Titles: | Ciência & Educação (Bauru) |
Authors: | Oki, Maria da Conceição Marinho Moradillo, Edílson Fortuna de |
metadata.dc.creator: | Oki, Maria da Conceição Marinho Moradillo, Edílson Fortuna de |
Abstract: | Relata-se um estudo de caso que teve como objetivo explorar as potencialidades de aproximação entre História e Filosofia da Ciência da educação científica mediante utilização do ensino de História da Química. Visou-se auxiliar os alunos na compreensão da natureza da ciência e no aprendizado de conceitos químicos. O estudo envolveu a intervenção de uma professora/investigadora numa disciplina de História da Química e teve caráter exploratório, com abordagem de pesquisa qualitativa. A análise dos resultados utilizou o modelo misto, com categorias analíticas definidas a priori, que nortearam as dimensões epistemológicas de análise e a identificação de categorias emergentes, construídas a partir das respostas dos alunos a questionários abertos. Os resultados obtidos confirmaram a importância do espaço dessa disciplina para os alunos conhecerem a natureza da ciência, adquirindo concepções menos simplistas e mais contextualizadas sobre a ciência, apesar de alguma dificuldade na superação de concepções realistas ingênuas fortemente enraizadas em suas visões epistemológicas. |
Keywords: | História e Filosofia da Ciência Ensino de Química Natureza da ciência History and Philosophy of Science Chemistry teaching Nature of science |
Publisher: | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Bauru: Faculdade de Ciências, UNESP |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3415 |
Issue Date: | 2008 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (Química) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.