Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33721
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Exame do CFC e educação contábil: análise das características das IES e seus índices de aprovação
Título(s) alternativo(s): Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade
Autor(es): Barroso, Deivson Vinicius
Freitas, Sheizi Calheira de
Oliveira, José Sérgio Casé de
Autor(es): Barroso, Deivson Vinicius
Freitas, Sheizi Calheira de
Oliveira, José Sérgio Casé de
Abstract: Objetivo: verificar quais características das Instituições de Ensino Superior (IES) estão relacionadas à aprovação dos seus alunos no Exame de Suficiência do CFC. Método: Foram analisadas características institucionais de 741 instituições presentes no Exame nas duas edições de 2017. Para o tratamento dos dados, foi utilizada a análise de Regressão Beta Inflacionada. Resultados: Verificou-se que as características institucionais que se mostraram positivamente correlacionadas com maiores índices de aprovação das IES no exame do CFC foram: nota do Enade; conceito IGC; pertencer a uma universidade pública; estar localizado em capitais dos estados brasileiros; ser citado no Ranking Universitário Folha; e possuir programas de pós-graduação em Contabilidade. Por sua vez, mostraram-se negativamente correlacionadas: Regime de Trabalho dos Professores, Organização Acadêmica e localização da IES nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Contribuições: A expansão de cursos de Ciências Contábeis no país não pode estar dissociada da obtenção do conhecimento necessário ao desenvolvimento da atividade profissional, conforme sugere resultado da variável exploratória RUF. A partir dos resultados encontrados possibilita-se que os gestores das IES conheçam quais atributos institucionais contribuem para o bom desempenho no Exame, propiciando a melhor gestão dos fatores passíveis de modificação, o que se espera resultar também em melhoria da formação contábil.
Palavras-chave: Instituições de Ensino Superior
Cursos de Contabilidade
Exame do CFC
Contabilidade
Educação - Brasil
Ensino superior - Avaliação
Avaliação educacional
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade
Citação: BARROSO, D. V.; FREITAS, S. C.; OLIVEIRA, J. S. C. Exame do CFC e educação contábil: análise das características das IES e seus índices de aprovação. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v. 14, n. 1, p. 100 -117, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33721
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Exame do CFC e Educação Contábil_REPEC.pdf314,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.