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dc.contributor.authorBarroso, Deivson Vinicius-
dc.contributor.authorFreitas, Sheizi Calheira de-
dc.contributor.authorOliveira, José Sérgio Casé de-
dc.creatorBarroso, Deivson Vinicius-
dc.creatorFreitas, Sheizi Calheira de-
dc.creatorOliveira, José Sérgio Casé de-
dc.date.accessioned2021-07-10T20:15:25Z-
dc.date.available2021-07-10T20:15:25Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBARROSO, D. V.; FREITAS, S. C.; OLIVEIRA, J. S. C. Exame do CFC e educação contábil: análise das características das IES e seus índices de aprovação. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v. 14, n. 1, p. 100 -117, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1981-8610-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33721-
dc.description.abstractObjetivo: verificar quais características das Instituições de Ensino Superior (IES) estão relacionadas à aprovação dos seus alunos no Exame de Suficiência do CFC. Método: Foram analisadas características institucionais de 741 instituições presentes no Exame nas duas edições de 2017. Para o tratamento dos dados, foi utilizada a análise de Regressão Beta Inflacionada. Resultados: Verificou-se que as características institucionais que se mostraram positivamente correlacionadas com maiores índices de aprovação das IES no exame do CFC foram: nota do Enade; conceito IGC; pertencer a uma universidade pública; estar localizado em capitais dos estados brasileiros; ser citado no Ranking Universitário Folha; e possuir programas de pós-graduação em Contabilidade. Por sua vez, mostraram-se negativamente correlacionadas: Regime de Trabalho dos Professores, Organização Acadêmica e localização da IES nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Contribuições: A expansão de cursos de Ciências Contábeis no país não pode estar dissociada da obtenção do conhecimento necessário ao desenvolvimento da atividade profissional, conforme sugere resultado da variável exploratória RUF. A partir dos resultados encontrados possibilita-se que os gestores das IES conheçam quais atributos institucionais contribuem para o bom desempenho no Exame, propiciando a melhor gestão dos fatores passíveis de modificação, o que se espera resultar também em melhoria da formação contábil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Educação e Pesquisa em Contabilidadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.17524/repec.v14i6.2470pt_BR
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectCursos de Contabilidadept_BR
dc.subjectExame do CFCpt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectEducação - Brasilpt_BR
dc.subjectEnsino superior - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.titleExame do CFC e educação contábil: análise das características das IES e seus índices de aprovaçãopt_BR
dc.title.alternativeRevista de Educação e Pesquisa em Contabilidadept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubBrasíliapt_BR
dc.identifier.numberv. 14, n. 1pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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