Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33720
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Ansiedade e desempenho acadêmico: um estudo com alunos de Ciências Contábeis |
Authors: | Reis, Clara Figueira Miranda, Gilberto José Freitas, Sheizi Calheira |
metadata.dc.creator: | Reis, Clara Figueira Miranda, Gilberto José Freitas, Sheizi Calheira |
Abstract: | O presente estudo analisou o fenômeno ansiedade entre estudantes de Ciências Contábeis de uma Universidade Pública Brasileira, com o propósito de verificar se a mesma está significativamente associada ao desempenho acadêmico. A pesquisa é de caráter exploratório, com uma abordagem quantitativa, utilizando-se do questionário IDATE (Inventário de Ansiedade Traço-Estado), testado, validado e traduzido por Biaggio (1998). A amostra foi composta por 205 estudantes, do turno noturno, cursando entre o 2º e o 10º período do curso de graduação em Ciências Contábeis. As análises foram realizadas por meio dos testes “t” de Student, Correlação de Pearson e Análise de Regressão Linear Múltipla. De acordo com o levantamento bibliográfico, a ansiedade gera reações indesejadas no corpo, como dificuldade de concentração, “brancos”, inquietações e dores de cabeça, e estes efeitos causados pela ansiedade poderiam influenciar o desempenho acadêmico dos alunos. Os principais resultados do presente estudo indicam que, de fato, os estudantes mais ansiosos no cotidiano tendem a ficar mais ansiosos que os demais em momentos de avaliação, que as mulheres tendem a apresentar maiores níveis de ansiedade que os homens e que os alunos mais ansiosos, de final de curso, homens e que não participaram de atividades acadêmicas tendem a apresentar rendimentos acadêmicos inferiores aos demais. Consequentemente, de acordo com os resultados encontrados, os estudantes que compuseram a amostra da pesquisa poderiam potencialmente apresentar desempenho superiores, caso fosse possível controlar a sua ansiedade estado. Estes resultados sugerem que as instituições e professores, ao buscarem formas de diminuir os níveis de ansiedades dos discentes, poderiam elevar os níveis de rendimento acadêmico dos estudantes. |
Keywords: | Ansiedade Desempenho Acadêmico Ciências Contábeis IDATE Contabilidade Estudantes universitários - Ansiedade Ensino superior - Desempenho |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Advances in Scientific and Applied Accounting |
Citation: | REIS, C. F.; MIRANDA, G. J.; FREITAS, S. C. Ansiedade e desempenho acadêmico: um estudo com alunos de Ciências Contábeis. Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 10, p. 319-333, 2017. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33720 |
Issue Date: | 15-Sep-2017 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (PPGCONT) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ansiedade e desempenho acadêmico_ASAA.pdf | 101,22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.