Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/24972
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Aprendizagem de competências, suporte à transferência de aprendizagem e desempenho docente: evidências de validação de escala e teste de relações
Autor : Pereira, Lívia Maria Reis
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Gondim, Sônia Maria Guedes
metadata.dc.creator: Pereira, Lívia Maria Reis
Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
Gondim, Sônia Maria Guedes
Resumen : Este artigo relata procedimentos de construção e validação de um inventário que inclui escalas de aprendizagem de competências, de suporte à transferência de aprendizagem e de desempenho docente (ASOD), e apresenta resultados das relações entre aprendizagem, suporte e desempenho docente. O inventário mede tanto a aprendizagem quanto o desempenho de docentes em cinco domínios de competências (ensino, pesquisa, extensão, gestão e competências gerais). A escala de suporte à transferência subdivide-se em suportes psicossociais e materiais. Foram realizadas análises fatoriais, correlações e regressão múltipla. Os indicadores psicométricos sugerem que o inventário apresenta evidências de validação para a amostra de 219 docentes do IFBA participantes. Os resultados da regressão indicam que o desempenho em cada domínio é predito pela aprendizagem correspondente ao mesmo domínio. O suporte à aprendizagem não se mostrou preditor do desempenho docente. O inventário pode ser usado no aprimoramento de práticas institucionais de avaliação e desenvolvimento profissional do docente.
Palabras clave : Aprendizagem de competências
Suporte à transferência
Desempenho no cargo
Validação de escalas
Docentes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24972
Fecha de publicación : 9-ene-2018
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (NPGA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Pereira_et_al-2016-Organiza--es_&_Sociedade.pdf356,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.