Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1664
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Os vinculos do trabalhador com a organização e o sindicato: padrões de comprometimento e valores relativos ao trabalho
Otros títulos : Revista organizações e sociedade
Autor : Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt
Costa, Paula Rebouças
metadata.dc.creator: Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt
Costa, Paula Rebouças
Resumen : Há uma fértil tradição de estudos explorando os vínculos do traba¬lhador com a sua organização empregadora e com O seu sindicato, com ênfase sobre a possibilidade de conciliação ou conflito entre esses dois com¬promissos. O presente trabalho analisa as relações entre os padrões de comprometimento, valores relativos ao trabalho (ideologia, coletivismo, centralidade do trabalho, produtos valorizados do trabalho) e participação sindical e organizacionaI. Participaram do estudo 1565 trabalhadores de 41 organizações da Bahia e Minas Gerais. Utilizou-se um questionário para a coleta de dados, contendo, na sua maioria, itens fechados. Usando-se a estratégia proposta por Magenau et aI. (1988) foram identificados quatro padrões de comprometimento: duplo comprometimento (25,1 %), o unilateral com a organização (53,8%), o unilateral com o sindicato (2,8%) e o duplo descompromisso (13,9%). As variáveis relacionadas aos valores pessoais no trabalho mostraram diferenças estatisticamente significativas entre os padrões de comprometimento. Como esperado, a participação na vida sindi¬cal e a participação na vida da organização mostram forte associação com os padrões de comprometimento. Apoio: CNPq.
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1664
Fecha de publicación : 1998
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (EA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
O&S-2010-883.pdf928,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.