Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15646
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCotta, Rosângela Minardi Mitre-
dc.contributor.authorSilva, Luciana Saraiva da-
dc.contributor.authorLopes, Lílian Lelis-
dc.contributor.authorGomes, Karine de Oliveira-
dc.contributor.authorCotta, Fernanda Mitre-
dc.contributor.authorLugarinh, Regina-
dc.contributor.authorMitre, Sandra Minardi-
dc.creatorCotta, Rosângela Minardi Mitre-
dc.creatorSilva, Luciana Saraiva da-
dc.creatorLopes, Lílian Lelis-
dc.creatorGomes, Karine de Oliveira-
dc.creatorCotta, Fernanda Mitre-
dc.creatorLugarinh, Regina-
dc.creatorMitre, Sandra Minardi-
dc.date.accessioned2014-08-19T13:48:19Z-
dc.date.available2014-08-19T13:48:19Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.issn1413-8123-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15646-
dc.descriptionp. 787-796pt_BR
dc.description.abstractTradicionalmente, a educação em saúde se baseia em metodologias de transmissão de conhecimentos. Porém, agora se exige a formação de profissionais com perfil crítico-reflexivo e capazes de trabalhar em equipes. O que requer novas metodologias de ensino-aprendizagem, tendo na problematização um instrumento de transformação. É relatada experiência utilizando a construção de portfólios coletivos na aprendizagem, como mudança de atitudes e na avaliação de alunos de graduação, em contexto de estrutura curricular tradicional e por disciplinas. Estudo exploratório descritivo, com abordagem quali-quantitativa, fundamentado na análise de portfólios coletivos (n= 9), construídos pelos acadêmicos da disciplina Políticas de Saúde, complementado com a aplicação de um questionário aberto aos alunos (n=58) e com a realização de grupos focais (n=3). Os portfólios coletivos mobilizaram o pensamento crítico-reflexivo sobre a política do Sistema Único de Saúde, ampliando a concepção sobre o processo saúde-doença e as práticas relacionadas aos serviços de saúde, valorizando o trabalho em equipe e a busca ativa na construção do conhecimento, destacando-se os exercícios da alteridade, resiliência e empoderamento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232012000300026pt_BR
dc.subjectPortfóliopt_BR
dc.subjectMetodologias de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectProblematizaçãopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleConstrução de portfólios coletivos em currículos tradicionais: uma proposta inovadora de ensino-aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeCiência & Saúde Coletivapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.identifier.numberv. 17, n. 3pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (IMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosângela Minardi Mitre Cotta.pdf201,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.