Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12960
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTeixeira, Cristina Maria D'Ávila-
dc.contributor.authorBacelar, Vera Lúcia da Encarnação-
dc.creatorBacelar, Vera Lúcia da Encarnação-
dc.date.accessioned2013-09-17T16:03:45Z-
dc.date.available2013-09-17T16:03:45Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12960-
dc.description209 f.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tem por objeto de estudo a formação de professor de Educação Infantil, considerando as relações entre ludicidade, história de vida e formação profissional no curso de Pedagogia. Teve uma abordagem qualitativa e o método autobiográfico. As técnicas utilizadas foram a de análise documental, entrevista semiestruturada e memorial. Os sujeitos da pesquisa tiveram sua formação na Universidade Federal da Bahia e exercem a docência como professores na Educação Infantil. O objetivo geral da pesquisa é compreender como se fez presente (ou não) a dimensão lúdica na história de vida de professores da Educação Infantil, incluindo a sua formação inicial no curso de Pedagogia, e suas implicações sobre o processo de sua profissionalidade. Os objetivos específicos visam: identificar como o egresso de Pedagogia avalia os conhecimentos construídos ao longo da sua formação para atuar na EI; analisar que dificuldades experimentaram ao assumir a sala de aula como docentes da EI; identificar nas suas histórias de vida fatos /experiências/ acontecimentos/ sentimentos que expressem a presença da dimensão lúdica e suas contribuições para a ação enquanto professora de EI. Os resultados apontaram que a ludicidade está presente história de vida das professoras de Educação Infantil que participaram dessa pesquisa e que no seu curso de formação inicial, esteve presente de forma limitada. Isso teve repercussões no início da carreira que possivelmente seriam evitadas se tal vivência, advinda inclusive das práticas dos estágios, acontecessem desde o início do curso.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectHistória de vidapt_BR
dc.subjectProfessores de educação pré-escolarpt_BR
dc.subjectChildhood Educationpt_BR
dc.subjectInitial trainingpt_BR
dc.subjectPlay-based activitypt_BR
dc.subjectLife Storypt_BR
dc.titleProfessores de educação infantil: ludicidade, história de vida e formação incialpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vera Lucia da E. Bacelar.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.