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dc.contributor.advisorFranco, Eliana Paes Cardoso-
dc.contributor.authorSilva, Manoela Cristina Correia Carvalho da-
dc.creatorSilva, Manoela Cristina Correia Carvalho da-
dc.date.accessioned2013-06-27T20:53:54Z-
dc.date.available2013-06-27T20:53:54Z-
dc.date.issued2013-06-27-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12032-
dc.description214 f.pt_BR
dc.description.abstractA audiodescrição consiste na transposição de imagens em palavras; portanto é uma modalidade de tradução intersemiótica que serve para tornar materiais audiovisuais acessíveis a pessoas com deficiência visual. Uma realidade em países da Europa e Estados Unidos, a audiodescrição ainda dá seus primeiros passos no Brasil, apesar de ser um direito garantido por lei desde 2000. O presente trabalho se constitui num estudo acerca da audiodescrição de desenhos animados para o público infantil cujo objetivo é delinear os primeiros parâmetros para a construção de um modelo de audiodescrição que atenda às necessidades da criança brasileira não-vidente. Esse estudo, uma pesquisa de recepção de caráter qualitativo, colheu críticas e sugestões junto às audiências primária e secundária de desenhos audiodescritos e debruçou-se sobre as seguintes perguntas: A audiodescrição de desenhos animados aumenta a compreensão por parte de crianças com deficiência visual? Qual o estilo de narração mais apropriado? O público infantil necessita de textos mais explicativos? Participaram da pesquisa crianças de ambos os sexos, de 8 a 11 anos, assistidas pelo Instituto de Cegos da Bahia (ICB),seus responsáveis e professores. Para a coleta de dados foram usados diferentes instrumentos:questionários, entrevistas estruturadas e semi-estruturadas, e observações realizadas durante sessões de exibição de desenhos animados audiodescritos. Os resultados obtidos demonstraram que o uso da audiodescrição não só facilita o entendimento dos desenhos, como torna a experiência dos espectadores mais prazerosa e educativa. Constatou-se também a preferência das crianças por um estilo de narração mais interpretativo, e descartou-se a hipótese de uma audiodescrição necessariamente mais explicativa que a feita para os adultos. Durante a realização do estudo também foram colhidas várias observações interessantes acerca de questões como a descrição de personagens, a preservação dos efeitos sonoros, a sincronia das descrições com as imagens sendo exibidas e o uso de adjetivos. Apesar da existência de inúmeras questões ainda a serem investigadas antes da criação de um modelo de audiodescrição para crianças no Brasil, os resultados obtidos reforçam a argumentação em favor da efetiva implantação do recurso no país.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAudiodescriçãopt_BR
dc.subjectTradução audiovisualpt_BR
dc.subjectTradução intersemióticapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectDesenhos animadospt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectDeficientes físicospt_BR
dc.titleCom os olhos do coração: estudo acerca da audiodescrição de desenhos animados para o público infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubUniversidade Federal da Bahia. Instituto de Letras. Salvador-Ba, 2009.pt_BR
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