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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBoaventura, Edivaldo Machado-
dc.contributor.authorConrado, Amélia Vitória de Souza-
dc.creatorConrado, Amélia Vitória de Souza-
dc.date.accessioned2013-06-11T19:34:20Z-
dc.date.available2013-06-11T19:34:20Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11891-
dc.description314 f.pt_BR
dc.description.abstractA tese Capoeira Angola e Dança Afro: contribuições para uma política de educação multicultural na Bahia desenvolveu-se através do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, na linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação. Tem por objeto, o estudo da Capoeira Angola e da Dança Afro, suas ações pedagógicas como meio de educação, profissionalização e formação. A opção pelo tema é devido à minha afinidade, inserção e constatação pela prática pedagógica, dos valores presentes nas expressões corporais que revelam um jeito de ser, de viver e de criar, traduzindo a história cultural de afrodescendentes articulados a núcleos culturais e ao movimento negro no Brasil. A compreensão da problemática em relação ao objeto de estudo, verificou como os conteúdos e os profissionais que trabalham com a Capoeira Angola e a Dança Afro podem ser incorporados a sistemas e programas de ensino em escolas e universidades na perspectiva de contribuírem para uma Educação Multicultural. O caminho teóricometodológico considero em construção, por existir carência de estudos voltados a fenômenos desta natureza; portanto, optei pela abordagem qualitativa, com suporte aos procedimentos da pesquisa-ação, da etnografia e da etnometodologia, para evidenciar falas, aspirações e maneira como os autores sociais se organizam, criam seus métodos e procedem. Os resultados do estudo revelam a existência de uma formação fora da universidade, construída e articulada a núcleos culturais afro-baianos, que contribuem para a formação de pessoas, em geral, em desprestígio e desvantagem social, por isso, precisam ser criadas condições de ampliação, manutenção e proteção através de ações afirmativas e políticas públicas. Assim, a perspectiva multicultural no campo da educação em nosso contexto, indica possibilidades para se intensificar relações de compartilhamento, trocas de saberes, tolerância e respeito aos conhecimentos das civilizações formadoras da nossa sociedade, considerando as formas de linguagem da expressão corporal, somando-se às demais linguagens educativas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCapoeira angolapt_BR
dc.subjectDança afropt_BR
dc.subjectEducação multiculturalpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectAfro dancingpt_BR
dc.subjectMulticultural educationpt_BR
dc.subjectAffirming actionpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectAção afirmativapt_BR
dc.titleCapoeira Angola e dança afro: contribuições para uma política de educação multicultural na Bahiapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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