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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Maria Cecilia de Paula-
dc.contributor.authorRodrigues, Raquel Cruz Freire-
dc.creatorRodrigues, Raquel Cruz Freire-
dc.date.accessioned2013-06-11T18:46:46Z-
dc.date.available2013-06-11T18:46:46Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11881-
dc.description103 f.pt_BR
dc.description.abstractO nosso trabalho aborda a formação de professores, especificamente dos professores de Educação Física na Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS. Com o objetivo foi em contribuir teoricamente para a construção de referências sintonizadas com a formação omnilateral para a (re)organização do Estágio Supervisionado no currículo dos cursos de formação de professores de Educação Física, buscando responder à seguinte problematização: o processo de reconfiguração da disciplina Estágio Supervisionado, a partir do novo ordenamento legal – diretrizes curriculares - para formação de professores no curso de Educação Física na UEFS contribui, na essência, para uma formação ampla e sólida ou trata-se de mudanças fenomênicas que mantém a fragmentação e desqualificação dos futuros professores? Como fundamento teórico-metodológico nos aproximamos do materialismo histórico-dialético, destacando a categoria realidade/possibilidade; estamos empregando a pesquisa bibliográfica, subsidiada pela análise de documentos; o instrumento de análise utilizado foi a hermenêutica-dialética, tendo como fontes de análise documentos de orientação geral para a formação edocumentos do curso de Educação Física/UEFS. Dos resultados destacamos que, as diretrizes de Educação Física não apontam o Estágio Supervisionado como eixo articulador do conhecimento cientificamente produzido no currículo; há incongruência entre as Diretrizes da Educação Física e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica/nível superior/licenciatura/graduação plena. Além disso, a reestruturação do curso de Educação Física/UEFS mantém essencialmente a sua organização do trabalho pedagógico de forma fragmentada e conservadora - conseqüentemente a disciplina Estágio Supervisionado - não contribuindo para alterar a formação do futuroprofessor na perspectiva omnilateral.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectOrganização do trabalho pedagógicopt_BR
dc.subjectTeachers’ upbringingpt_BR
dc.subjectSupervised period of trainingpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectOrganization of the pedagogical workpt_BR
dc.titleO estágio supervisionado no curso de educação física da UEFS: realidade e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
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