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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11881
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Silva, Maria Cecilia de Paula | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Raquel Cruz Freire | - |
dc.creator | Rodrigues, Raquel Cruz Freire | - |
dc.date.accessioned | 2013-06-11T18:46:46Z | - |
dc.date.available | 2013-06-11T18:46:46Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11881 | - |
dc.description | 103 f. | pt_BR |
dc.description.abstract | O nosso trabalho aborda a formação de professores, especificamente dos professores de Educação Física na Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS. Com o objetivo foi em contribuir teoricamente para a construção de referências sintonizadas com a formação omnilateral para a (re)organização do Estágio Supervisionado no currículo dos cursos de formação de professores de Educação Física, buscando responder à seguinte problematização: o processo de reconfiguração da disciplina Estágio Supervisionado, a partir do novo ordenamento legal – diretrizes curriculares - para formação de professores no curso de Educação Física na UEFS contribui, na essência, para uma formação ampla e sólida ou trata-se de mudanças fenomênicas que mantém a fragmentação e desqualificação dos futuros professores? Como fundamento teórico-metodológico nos aproximamos do materialismo histórico-dialético, destacando a categoria realidade/possibilidade; estamos empregando a pesquisa bibliográfica, subsidiada pela análise de documentos; o instrumento de análise utilizado foi a hermenêutica-dialética, tendo como fontes de análise documentos de orientação geral para a formação edocumentos do curso de Educação Física/UEFS. Dos resultados destacamos que, as diretrizes de Educação Física não apontam o Estágio Supervisionado como eixo articulador do conhecimento cientificamente produzido no currículo; há incongruência entre as Diretrizes da Educação Física e as Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica/nível superior/licenciatura/graduação plena. Além disso, a reestruturação do curso de Educação Física/UEFS mantém essencialmente a sua organização do trabalho pedagógico de forma fragmentada e conservadora - conseqüentemente a disciplina Estágio Supervisionado - não contribuindo para alterar a formação do futuroprofessor na perspectiva omnilateral. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Organização do trabalho pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Teachers’ upbringing | pt_BR |
dc.subject | Supervised period of training | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.subject | Organization of the pedagogical work | pt_BR |
dc.title | O estágio supervisionado no curso de educação física da UEFS: realidade e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertacao_Raquel Rodrigues.pdf | 500,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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