Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11127
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRabello, Roberto Sanches-
dc.contributor.authorOliveira, João Danilo Batista de-
dc.creatorOliveira, João Danilo Batista de-
dc.date.accessioned2013-05-17T18:55:22Z-
dc.date.available2013-05-17T18:55:22Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11127-
dc.description.abstractA presente pesquisa reservou-se a investigar as concepções de deficiência presente nas representações dos professores, a partir de suas experiências materiais e simbólicas diante do acesso dos alunos com deficiência aos cursos de graduação em Educação Física do estado da Bahia. A revisão de literatura abordou os aspectos mais relevantes sobre a formação didático-pedagógica do professor do ensino superior e como este está preparado para tratar com a diversidade em sua prática educativa. Apresentando também elementos acerca da forma como a sociedade vem produzindo sentidos e significados em relação às pessoas com deficiência, através dos tempos, alem de localizar o movimento necessário às instituições, aos projetos pedagógicos e a formação docente para tratar com a diversidade frente à ampliação do acesso das pessoas com deficiência ao ensino regular e a construção de uma escola que reconheça a diversidade-igualdade humana. Desta forma, objetivou-se com este trabalho, a partir das representações dos professores, mapear: as suas concepções de deficiência e de seus alunos com deficiência; e os sentidos presentes nos discursos dos professores acerca da participação das pessoas com deficiência nos cursos de graduação em educação física, levantando as formações discursivas e ideológicas subjacentes. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa (MINAYO, 1994a, 1994b, 1999) realizado com oito professores de duas instituições de ensino. Para a coleta de dados utilizou-se uma entrevista semi-estruturada e um questionário de identificação, estas foram analisadas a partir dos pressupostos da análise do discurso de Orlandi (1996); Brandão (2004) e Marques (2000), com base na escola francesa de Pêcheux (1975). Buscou-se a partir desta referência analisar o funcionamento do discurso dos professores através das marcas de sentido presentes em seus enunciados acerca das concepções de deficiência historicamente constituídas, apreendendo seu sentido de inclusão ou exclusão. As formações discursivas apresentaram sentidos díspares, prevalecendo um olhar predeterminista acerca da pessoa com deficiência, sua aprendizagem e desenvolvimento (MARQUES, 2000, 2001, 2003; FONSECA 1995; PESSOTI, 1984). Embora, alguns professores tenham feito um discurso inclusivo, de fato, esta não foi a formação ideológica encontrada, predominou nas representações dos professores uma formação discursiva que transita de um olhar excludente a uma concepção préinclusiva. As considerações finais do trabalho apontam caminhos para a movimentação das formações discursivas dos professores de uma prática ideológica excludente para uma perspectiva ideológica inclusiva.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSocial representationpt_BR
dc.subjectDisabilitypt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectProfessores de educação físicapt_BR
dc.titleConcepções de deficiência: um estudo das representações sociais dos professores de educação física do ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joao de Oliveira.pdf652,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.